Jornal Madeira

Programa ‘Maiores de 23’ recebeu 173 candidatos

Pelo programa de ensino superior para maiores de 23 anos, a UMA recebeu 173 candidatur­as para o ano letivo 2023/2024. Houve interesse para 28 das 32 ofertas formativas da academia madeirense.

- Por Paula Abreu paulaabreu­jm-madeira.pt

No âmbito do programa de ensino superior para maiores de 23 anos (M23), a Universida­de da Madeira recebeu 173 candidatur­as para o ano letivo 2023/2024. Houve mais candidatur­as no processo atual do que no ano letivo transato, em que se candidatar­am 146 ‘Maiores de 23’.

Relativame­nte ao concurso para o próximo ano letivo, este programa, que oferece acesso a 32 diferentes cursos, entre técnicos profission­ais superiores e licenciatu­ras, atraiu um leque diversific­ado de candidatos, que manifestar­am interesse em 28 das formações da academia madeirense.

Recorde-se que a UMA tem 20 licenciatu­ras e 12 Cursos Técnicos Superiores Profission­ais. Não houve candidatur­as, no contexto do M23, a quatro dos CTESP, nomeadamen­te os de Cozinha e Produção Alimentar, Gestão do Alojamento, Guias da Natureza e Redes e Sistemas Informátic­os.

Para os restantes cursos profission­ais, candidatar­am-se 15 pessoas, sendo que o curso de Proteção Civil foi o que recebeu mais candidatur­as, em concreto, quatro, seguindo-se três inscritos em Tecnologia­s e Programaçã­o de Sistemas de Informação, dois em Tecnologia­s Agroalimen­tares e dois em Marketing Digital no Turismo. As restantes ofertas formativas (Construção Civil, Contabilid­ade e Fiscalidad­e, Sistemas Eletrónico­s e Instalaçõe­s Elétricas e Treino Desportivo) receberam uma inscrição cada.

No que diz respeito às 20 licenciatu­ras, os cursos que despertara­m maior interesse do total de 158 inscritos, como demonstra o número de candidatos, foram Psicologia, com 29 inscritos; Enfermagem, com 27; Ciências da Educação, com 18. Houve 12 inscritos para Engenharia informátic­a, dez para Línguas e Relações Internacio­nais, outros dez para Gestão, nove para Comunicaçã­o, Cultura e Organizaçõ­es, sete para Educação Física e Desporto e sete para Engenharia Eletrónica e Telecomuni­cações, seis para Educação Básica, cinco para Artes Visuais e dois para os seguintes cursos: Biologia, Estudos da Cultura, Design, Economia e Matemática. Bioquímica, Direção e Gestão Hoteleira e Engenharia de Computador­es receberam, cada, um candidato.

Segundo a informação da universida­de madeirense, as provas terão início com a Prova de Avaliação de Conhecimen­tos e Competênci­as (PAACS), que ocorrerá de 31 de maio a 2 de junho de 2023, e que contribuir­ão para 50% da nota final de acesso. O restante da avaliação será baseado na avaliação do currículo escolar e profission­al do candidato (25%) e da entrevista (25%).

“A Universida­de da Madeira espera que este programa continue a inspirar quem, acima de 23 anos, quer prosseguir os seus sonhos académicos e profission­ais na UMA”, conclui a academia madeirense na informação disponibil­izada ao nosso Jornal.

 ?? ?? UMA registou mais candidatur­as no processo atual do que no ano letivo transato.
INSCREVERA­M SE para as 20 licenciatu­ras na UMA.
UMA registou mais candidatur­as no processo atual do que no ano letivo transato. INSCREVERA­M SE para as 20 licenciatu­ras na UMA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal