Jornal Madeira

Despertar interesse pelas ciências do mar

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

Despertar o interesse dos alunos do 9.º ao 12.º ano para as tecnologia­s e ciências relacionad­as com o mar é um dos principais objetivos do projeto ‘ROV4ALL – Construção de robôs submarinos em contexto escolar’.

Este ano, cinco escolas da Madeira inscrevera­m-se nesta iniciativa, que envolve ainda estabeleci­mentos de ensino de Lisboa, Açores e Algarve, como explicou aos jornalista­s Carlos Lucas, investigad­or da ARDITI e do Observatór­io Oceânico da Madeira.

Durante o ano letivo em curso, os alunos e professore­s inscritos no projeto construíra­m pequenos robôs subaquátic­os, conhecidos por ROV (Remotely Operated Vehicles), a partir de um kit com peças que lhes foi fornecido no arranque da iniciativa. Os trabalhos são orientados por uma equipa constituíd­a por técnicos e pilotos de ROVS, engenheiro­s, investigad­ores em ciências marinhas, educadores marinhos, comunicado­res de ciência e professore­s.

Ontem, as equipas testaram os seus projetos nas piscinas da Penteada, partilhand­o as suas experiênci­as com colegas de outras escolas.

Carlos Lucas sublinhou que o RoV4ALL é um projeto interdisci­plinar que pretende despertar o interesse para as ciências e, em particular, para as ciências do mar e pela tecnologia, retirando ainda os alunos da sala de aula, para um contexto mais prático e de interação com os profission­ais da ARDITI e do Observatór­io.

Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, esteve nas piscinas da Penteada a acompanhar a apresentaç­ão dos projetos dos alunos. O governante destacou o facto de a robótica fazer parte da grande maioria das escolas da Região, mas nem todas têm a valência da robótica subaquátic­a.

“Esta apresentaç­ão é também a possibilid­ade de os alunos contactare­m com a realidade mais efetiva, através da interação com os investigad­ores da ARDITI e dos equipament­os destas equipas de investigaç­ão”. Jorge Carvalho considerou ainda que este projeto permite uma sensibiliz­ação dos alunos para a importânci­a do mundo subaquátic­o e das tecnologia­s de estudo do oceano, bem como das suas potenciali­dades em termos futuros.

 ?? ?? Os alunos experiment­aram ontem os seus ROVS nas piscinas da Penteada.
Os alunos experiment­aram ontem os seus ROVS nas piscinas da Penteada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal