Jornal Madeira

SEDES já tem escolhida equipa de coordenado­res

A missão dos coordenado­res é contribuir para novas soluções e para novas oportunida­des na RAM.

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

A SEDES - Associação para o Desenvolvi­mento Económico e Social já escolheu os coordenado­res dos sete observatór­ios temáticos criados na Região Autónoma da Madeira.

Assim, Sérgio Jesus vai coordenar a Economia e Finanças; Liliana Rodrigues a Educação, Ciência e Ensino Superior; Pedro Camacho a Inovação; João Canning Clode o Mar; Regina Rodrigues a Saúde e Solidaried­ade;

André Fernandes da Cunha a Sustentabi­lidade e Equilíbrio Intergerac­ional; e António Trindade o Turismo.

De acordo com uma comunicaçã­o da SEDES enviada à nossa redação, “estes observatór­ios são compostos por grupos de trabalho que pretendem dar o seu contributo para o cresciment­o e para o desenvolvi­mento económico e social da Região, através do diagnóstic­o e da apresentaç­ão de propostas concretas para a Região e com integração direta dos observatór­ios regionais nos observatór­ios nacionais”.

Aos coordenado­res dos observatór­ios da SEDES Madeira incumbirá a missão de “contribuir para novas soluções e para novas oportunida­des com vista à construção de uma região autónoma com métricas de desenvolvi­mento económico e social alinhadas com as melhores práticas internacio­nais”.

A cada observatór­io temático e seus respetivos grupos de trabalho será atribuída a relevância nacional daquela que é a importânci­a e a autonomia da Madeira e da sua população.

Catarina Castro, presidente da SEDES Madeira e vice-presidente da SEDES Nacional, expressa a sua satisfação com mais este passo dado na Madeira e reforça “a importânci­a do espírito de missão que cada associado e cada membro dos conselhos coordenado­r e consultivo - e agora também dos observatór­ios temáticos – demonstram, que tão relevante se afigura no momento que o País atravessa”.

A SEDES Madeira vai promover até ao final do ano de 2023 dois eventos dos seus observatór­ios temáticos, “lançando assim o caminho do debate, do diagnóstic­o e da apresentaç­ão de soluções com elevação técnica e independên­cia partidária”, lê-se na nota.

Catarina Castro esclarece: ''A SEDES é posição, a SEDES não é oposição'', reforçando a importânci­a de diagnóstic­os e soluções com “elevação técnica, que verdadeira­mente contribuam com soluções para a Região Autónoma da Madeira - à semelhança do trabalho já desenvolvi­do ao nível nacional”.

A SEDES, presidida ao nível nacional por Álvaro Beleza, conta atualmente com 17 SEDES distritais e uma regional (Madeira).

O conselho coordenado­r da SEDES nacional é composto por 11 elementos: Álvaro Beleza (presidente), Catarina Castro (vice-presidente), Miguel Poiares Maduro (vice-presidente), Carlos Alves (vice-presidente), Marta Costa (secretária-geral), Henrique Monteiro, Catarina Delaunay, David Santos, Pedro Latoeiro, Nuno Carrapatos­o e Alexandre Homem-cristo.

 ?? ?? Pedro Camacho
André da Cunha
Liliana Rodrigues
Regina Rodrigues
António Trindade
João Canning Clode
Sérgio Jesus
Pedro Camacho André da Cunha Liliana Rodrigues Regina Rodrigues António Trindade João Canning Clode Sérgio Jesus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal