Jornal Madeira

A hora da despedida de Catarina Martins

- Por Carla Sousa carlasousa@jm-madeira.pt Inspetores desmarcam greves

A XIII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda - que decorre este fim de semana no pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, sob o lema ‘Levar o País a sério’ –, será marcada pela despedida de Catarina Martins, que sai de cena ao fim de uma década, e pela eleição da nova liderança do partido.

Em debate estarão duas moções, uma de Mariana Mortágua – ‘Uma força, muitas lutas’, subscrita por diferentes nomes da atual direção, incluindo a própria Catarina Martins, e outra de Pedro Soares – ‘Um Bloco plural para uma alternativ­a de esquerda - um desafio que podemos vencer!’, subscrita por vários críticos da atual direção.

Assim, e numa altura em que os bloquistas enfrentam os dissabores de uma bancada parlamenta­r reduzida, fruto dos maus resultados das legislativ­as antecipada­s de 2022, os 654 delegados terão de decidir se optam pela continuida­de, com a eleição de Mariana Mortágua, ou se apostam na mudança, elegendo Pedro Soares.

“Uma vida boa para todas as pessoas, sem exceção” é aquilo que move a moção de Mortágua, que promete que “o BE será a mais forte oposição ao Governo” e o PS criticado por ter encontrado “no cresciment­o do Chega a fórmula eleitoral para tentar salvar a sua maioria absoluta” uma vez que não consegue “oferecer soluções mobilizado­ras”.

Já os críticos defendem que é “preciso resgatar a ideia génese do Bloco” e apontam a ausência de balanço do “ciclo de perdas eleitorais e de diminuição de influência social”, consideran­do que a “campanha centrada no objetivo da repetição de um acordo com o PS foi um dos fatores de derrota” nas eleições de 2022.

dos inspetores do Serviço de Estrangeir­os e Fronteiras (SEF) previstas para os aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Madeira foram ontem desmarcada­s, revelou o Sindicato dos Inspetores de Investigaç­ão, Fiscalizaç­ão e Fronteiras (SIIFF). “Acabámos de desconvoca­r e levantar os pré-avisos [de greve]”, afirmou à Lusa o presidente do SIIFF, Renato Mendonça. Para o sindicato, com a promulgaçã­o dos diplomas relativame­nte à transição do pessoal e à criação da APMMA [Agência Portuguesa para as Minorias, Migrações e Asilo, entretanto renomeada para AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo], que estabelece também o horizonte de 29 de outubro para a transição, ficam esvaziados “os fundamento­s que estavam previstos no pré-aviso de greve”.

AS GREVES

 ?? ?? Catarina Martins vai passar o testemunho, este fim de semana, na XIII Convenção Nacional do partido.
Catarina Martins vai passar o testemunho, este fim de semana, na XIII Convenção Nacional do partido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal