Jornal Madeira

Rússia ameaça com ataque nuclear

-

O vice-presidente do Conselho de Segurança russo, Dmitri Medvedev, alertou que a Rússia lançará um ataque nuclear preventivo na Ucrânia se os ucranianos receberem armas nucleares dos seus aliados.

"Há leis inexorávei­s na guerra. Se houver [o fornecimen­to à Ucrânia de] armas nucleares, um ataque preventivo terá de ser lançado", declarou Medvedev, citado ontem pela agência oficial russa TASS, durante uma visita ao Vietname.

Medvedev acrescento­u que os países da NATO estão a expandir os tipos de armas que estão a enviar para a Ucrânia e que "o regime de

Kiev provavelme­nte receberá caças (F-16)" e "talvez armas nucleares".

"Mas, isso significa que mísseis com cargas nucleares cairão” sobre os ucranianos, disse Medvedev, Presidente da Rússia entre 2008 e 2012 e atual líder do Rússia Unida, o partido político ligado ao Kremlin.

As declaraçõe­s de Medvedev acontecem após o Presidente da Bielorrúss­ia, Alexander Lukashenko, ter anunciado na quinta-feira o início da transferên­cia de armas nucleares táticas russas para o seu território. Também ontem, o Papa considerou que a Ucrânia não está a ponderar uma mediação para a paz porque sabe que "tem uma força própria muito grande", enquanto Moscovo disse apreciar essa tentativa de mediação.

"Eles não sonham tanto com mediações, porque o bloco ucraniano é realmente muito forte. A Europa toda, os Estados Unidos. Ou seja, eles têm uma força muito grande", argumentou Francisco numa entrevista, dias depois de ter recebido no Vaticano o Presidente Volodymyr Zelensky.

Após esse encontro, o Presidente ucraniano garantiu que não precisava de intermediá­rios e pediu ao Papa para aderir à sua fórmula de paz, que inclui a retirada das tropas russas de todos os território­s.

 ?? ?? “Mísseis com cargas nucleares cairão sobre os ucranianos”, disse Medvedev.
“Mísseis com cargas nucleares cairão sobre os ucranianos”, disse Medvedev.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal