AMBIENTE FESTIVO E MÚLTIPLAS RAZÕES PARA GUARDAR NA MEMÓRIA
Os jogos da festa do Desporto Escolar iniciaram-se ontem e prolongam-se até ao próximo dia 1 de junho.
A Praça do Povo, no Funchal, foi o lugar destinado aos jogos do Madeirabol, uma prática com origens madeirenses que colocou em competição 178 crianças oriundas de oito unidades de ensino.
João Reis, responsável pela modalidade de Madeirabol, sublinhou que o propósito central da competição não se prende com aspetos competitivos, mas sim proporcionar uma oportunidade para que os mais jovens consigam usufruir e praticar desporto. Aproveitou a ocasião para realçar a necessidade de “reavivar a atividade desportiva inventada na Região, trazê-la novamente à ribalta e não propriamente competir”.
Também na Praça do Povo, realizaram-se os jogos de Laser Run. Raul Goulart, coordenador técnico da modalidade, destacou a adesão que a prática integrada no pentatlo moderno tem tido junto dos mais novos, sublinhando a presença de 148 alunos de 9 escolas, “o dobro da última edição”.
O padel também tem se evidenciado como um desporto em expansão, reunindo praticantes de todas as idades, como fica novamente patenteado nos jogos da festa do Desporto Escolar. O Centro Padel Lazer, na Rua das Hortas, foi o espaço escolhido para a estreia da prática desportiva em contexto escolar. Nélio Marques, responsável pela modalidade, considerou haver “um bom ambiente” entre os 110 participantes, “com os mais jovens muito motivados”, esperando-se que a alegria do desporto continue a ser o aspeto predominante, e que encontrem razões e momentos diversos para mais tarde recordar.