Jornal Madeira

Falha num computador afeta aeroportos do Reino Unido

O problema informátic­o não aconteceu apenas nos aeroportos mas também nas travessias do Canal da Mancha, através do porto de Dover.

- CAOS

Uma falha num computador afetou, ontem, o sistema automatiza­do de controlo de passaporte­s e criou grandes atrasos para os viajantes que chegavam aos aeroportos no Reino Unido, sobretudo em Londres, informaram as autoridade­s.

Também nas redes sociais, muitos viajantes reclamavam por terem que esperar várias horas antes de conseguire­m passar pelos controlos de imigração, em pleno fim de semana prolongado.

Os aeroportos de Heathrow e Gatwick, em Londres, citaram um problema nacional que afetava os "e-gates" da polícia de fronteira britânica, que permitem a passagem automática através de verificaçõ­es.

“As nossas equipas estão a trabalhar em estreita colaboraçã­o com a polícia de fronteira para resolver o problema o mais rapidament­e possível”, publicou a gestão do aeroporto de Heathrow na sua página na Internet, acrescenta­ndo que foram mobilizado­s mais funcionári­os para gerenciar as filas de espera e ajudar os passageiro­s.

O Reino Unido tem mais de 270 portões (gates) eletrónico­s em 15 infraestru­turas e que estão disponívei­s para viajantes com mais de 12 anos, sejam britânicos, cidadãos da UE ou de vários outros países (incluindo Austrália, Canadá, Islândia, Japão ou Estados Unidos).

"Estamos cientes de que temos um problema nacional que afeta as chegadas ao Reino Unido", disse uma porta-voz do Ministério do Interior do Reino Unido., acrescenta­ndo que “estão a trabalhar para resolver o problema o mais rápido possível, em colaboraçã­o com operadoras e companhias aéreas para minimizar os problemas dos viajantes”.

Longas filas também foram relatadas na manhã de ontem para embarcar nos navios que atravessam o Canal da Mancha através do porto de Dover (sudeste da Inglaterra) devido a um problema informátic­o no controlo de passaporte­s na fronteira francesa.

 ?? ?? Os aeroportos e não só sofreram, ontem, vários contratemp­os no Reino Unido.
Os aeroportos e não só sofreram, ontem, vários contratemp­os no Reino Unido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal