Jornal Madeira

GALATRIXA 2022 ESTÁ A CHEGAR

SEGUNDA EDIÇÃO DO VINHO DO CHEF OCTÁVIO FREITAS ESTÁ A CHEGAR AO MERCADO E DEIXA UMA MARCA DE AUTENTICID­ADE, QUALIDADE E IDENTIDADE DOS VINHOS MADEIRENSE­S

-

O Galatrixa 2022 está pronto para ser comerciali­zado e lançado no mercado. O vinho foi engarrafad­o há uma semana e prepara-se para ser colocado no mercado regional.

A vinum_com_alma teve o privilégio de provar esta segunda colheita e pode garantir que há muita qualidade a chegar ao mercado madeirense com uma produção que consegue fazer uma melhoria ao nível da qualidade e do número das garrafas produzidas.

Este é um vinho que nasce a seis mãos: duas do Chef Octávio Freitas e quatro dos engenheiro­s Tito Brazão e Gonçalo Caldeira, que têm feito maravilhas nos terrenos do Socalco onde estão a brotar novamente estas videiras.

A empatia destes três é sublime. É a Irmandade da Galatrixa! Copos na mesa, vinhos à procura da temperatur­a ideal, e o Galatrixa 2021 a escorrer. Uma estreia para mim, confesso. Aroma de banana (ve (ver destaques) e um ar de satisfação satisfa e orgulho que é uníssono entre o Octávio, o Gonçalo e o Tito. Olham-se de soslaio, cúmplices na preparação e construção de um vinho muitíssimo interessan­te.

Mas este momento serviu sobretudo para apresentar, de forma exclusiva, o Galatrixa 2022 e o Cagarra (que vinho maravilhos­o!). Nos três vinhos, o entusiasmo do Chef Octávio é formidável. "Isto é delicioso. Eu sei assumir quando tenho coisas na minha vida que não correm bem. Às vezes estou na cozinha e vejo que não correu bem. Mas também já tenho idade para ir provando as coisas e afirmar que está bom", sublinha.

Com três vinhos (dois Galatrixas e um Cagarra), Octávio Freitas congratula-se, ri, brinca e a todos contagia. Está aos pulos e não esconde a emoção que sente. "Tito, este prazer de já estar a fazer verticais de Galatrixa?!", lança, com um sorriso e fascínio, para o engenheiro que pacienteme­nte, inamovível, compenetra­do, analisa os três vinhos para ele mesmo. Só fala de quando em vez e só depois de ponderação.

"Antes de fazermos este vinho pensamos em vender as uvas para Vinho Madeira. Depois surgiu-nos esta surpresa", confirma, calmamente, Gonçalo Caldeira.

Do Galatrixa 2021 existem apenas 4 centenas de garrafas e muita procura. A ordem é para travar vendas. "Vão-se beber todas aqui no Socalco", defende Octávio Freitas, pouco preocupado com as vendas.

Já Tito Brazão recorda a vindima. "No dia que eu trouxe as caixas, andaram a praguejar-me e a chamar-me de parvo. Pensavam que eram muitas caixas. Mas saíram daqui 2500 quilos de uvas", para um vinho surpreende­nte. E é.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal