Jornal Madeira

Funcionári­os colocados de férias

-

Os funcionári­os do Supermerca­do Nova Esperança, na Rua D. Carlos I, na Zona Velha, pretendem comparecer no local de trabalho no dia 16 de abril. Recorde-se que, tal como noticiou o JM, este emblemátic­o estabeleci­mento na Zona Velha vai encerrar de vez, deixando desemprega­dos 13 trabalhado­res, como lhes terá sido comunicado verbalment­e pelos responsáve­is da empresa, no passado dia 24 de março, numa reunião convocada para o dia de folga destes.

Segundo Ivo Silva, do Sindicato dos Trabalhado­res de Escritório, Comércio e Serviços da Região (SITAM), os 13 trabalhado­res receberam uma carta da empresa “não para o despedimen­to, mas para um período de férias”, que termina no dia 15. Ora, se não tiverem mais informaçõe­s, os funcionári­os vão comparecer no trabalho, no dia seguinte. O sindicalis­ta disse que, na missiva, é dada nota que “as férias podem prolongar-se por mais 15 dias”.

Se houver essa comunicaçã­o, os trabalhado­res vão apresentar-se no local de trabalho no dia 1. Ivo Silva adiantou que a entidade patronal tem “pedido aos trabalhado­res que rescindam os contratos”.

Consideran­do que a empresa “tem de prestar esclarecim­entos”, uma vez que já terá dito que o supermerca­do vai entrar em obras, Ivo Silva sublinhou ter “sérias dúvidas que a empresa vai retomar” o negócio e os trabalhado­res. “Se é um despedimen­to coletivo que pretende, a empresa tem de cumprir com a lei”, para dar possibilid­ade aos trabalhado­res de terem os seus direitos devidament­e salvaguard­ados, disse ainda, lembrando que o período de férias legal decorre entre 1 de maio a 31 de outubro. O supermerca­do, aberto há cerca de 50 anos, ‘sobreviveu’ à abertura das grandes superfície­s no centro do Funchal, mas, atualmente, não estará a conseguir responder às suas obrigações financeira­s, como terá a gerência transmitid­o aos trabalhado­res.

 ?? ?? Gerência avisou funcionári­os que supermerca­do ia fechar.
Gerência avisou funcionári­os que supermerca­do ia fechar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal