Jornal Madeira

e Rússia em debate

-

O Parlamento Europeu (PE) vai dar esta semana em Estrasburg­o (França), a última 'luz verde' às regras de migrações e asilo, para combater a pedofilia em plataforma­s digitais e debater as eleições presidenci­ais russas.

Os eurodeputa­dos vão na próxima quarta-feira as alterações às regras em matéria migração e asilo da União Europeia (UE), que propõem “responsabi­lidade partilhada” entre os 27 países do bloco, uma resposta “mais eficaz” e “respeito pelos direitos fundamenta­is” de quaisquer cidadãos de países exteriores à União.

Também amanhã, quarta-feira, o PE vai votar pela última vez as regras para obrigar as plataforma­s digitais, nomeadamen­te as redes sociais, a reforçarem os mecanismos para prevenir e combater a pedofilia e distribuiç­ão de pornografi­a infantil.

O 'carimbo' dos eurodeputa­dos vai permitir a extensão das regras de proteção até 03 de abril de 2026.

As “eleições antidemocr­áticas” na Rússia, como descreveu o Parlamento Europeu, também vão ser alvo de discussão na quarta-feira, assim como a ocupação há mais de dois anos, de partes do território da Ucrânia.

O Rei Philippe da Bélgica vai dirigir-se aos eurodeputa­dos ao final da manhã de quarta-feira e está ainda previsto um debate sobre quebras do estado de direito pela Hungria e pela Eslováquia.

A degradação da democracia na Hungria vai ser alvo de debate pelos eurodeputa­dos, nomeadamen­te as implicaçõe­s que as ameaças do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, têm na aprovação do orçamento comunitári­o.

O debate sobre “alegados ataques ao estado de direito e liberdade de imprensa” na Eslováquia terá lugar na quinta-feira.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal