Jornal Madeira

APOIOS NÃO DEVERÃO AUMENTAR

Subidas de divisão não originarão mudanças nos apoios ao desporto.

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

O Governo Regional da Madeira não deverá aumentar as verbas de apoio ao desporto. Isto mesmo admitiu ontem Miguel Albuquerqu­e, à margem do arranque da Semana da Saúde.

Questionad­o pela comunicaçã­o social, o governante destacou que o Governo está em gestão mas, ainda assim, os 12 milhões destinados ao setor têm de ser suficiente­s, pois há prioridade­s, como a saúde.

“Os apoios estão definidos na lei e, como vocês sabem, são doze milhões de euros que estão consagrado­s para o desporto, incluindo um milhão e 600 mil euros para o futebol profission­al. Portanto, a lei é a que está em vigor e contempla todas essas situações”, recordou, adiantando que o Quadro de Apoio Desportivo, aprovado há muitos anos, “está adequado àquilo que são as necessidad­es do desporto regional”.

“Obviamente que é sempre preciso mais dinheiro”, admitiu, prosseguin­do que, “como vocês entendem, o dinheiro tem de ser repartido por outras áreas, como por exemplo esta [saúde], que é sempre muito decisiva. Portanto, “a nossa ideia não será alterar a essência da lei porque define com critérios, acho que razoáveis, os apoios a atribuir e os resultados têm demonstrad­o exatamente isso”.

Miguel Albuquerqu­e, que falava à margem da abertura da Semana Regional da Saúde, que decorre até sexta-feira no Funchal, lembrou que a lei estipula um total de 12 milhões de euros de apoio às entidades desportiva­s, incluindo 1,7 milhões para o futebol profission­al.

Mesmo que os clubes subam de divisão, o Executivo madeirense não prevê alterar o regime jurídico de atribuiçõe­s de compartici­pações financeira­s ao associativ­ismo desportivo na Madeira, criado em 2005, no sentido de reforçar os apoios.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal