Jornal Madeira

CAMPEONATO DE PORTUGAL SIM, MAS COM CAUTELA

Campeão Machico já está pré-inscrito para as competiçõe­s nacionais em 2024/25 e espera contar com a totalidade da subvenção pública. Ainda assim, vai procurar outros apoios para cimentar um lugar nacional.

- Por Hélder Teixeira helder.teixeira@jm-madeira.pt

“A preparação da equipa para esta época sempre foi com os nacionais em mente. É o objetivo e não fugimos a isso”, quem o garante é o presidente da Associação

Desportiva de Machico quando questionad­o sobre um eventual regresso ao Campeonato de Portugal (CP), reforçando que este é um projeto de continuida­de e recordando que “cerca de 90%” do plantel transitou de 2022/23.

O passaporte para nova participaç­ão em provas nacionais, duas épocas depois, foi garantido no último domingo com a conquista da Divisão de Honra Regional, repetindo os feitos de 1975/76, 1981/82 e 1989/90.

Com a pré-inscrição nas provas nacionais realizada, nas próximas semanas a direção tricolor vai tentar perceber com o que pode contar em termos financeiro­s na próxima temporada.

Se em 2022/23, aquando da participaç­ão no CP, a AD Machico contou apenas com 50% da subvenção pública regional devido ao facto de ter sido 2.º classifica­do e não campeão da Divisão de Honra em 2021/22, desta feita o clube deverá contar com a totalidade da verba, que ronda os 75 mil euros.

No entanto, o presidente Raul Miranda, mesmo ciente do clima político instável na Região, mostra esperança que o processo de acesso ao CP decorra normalment­e. “Sabemos que eventualme­nte alguma coisa poderá falhar. Mas queremos ter a certeza que as coisas não falham”, assume.

Com a experiênci­a recente que tivemos, penso que, com maior ou menos dificuldad­e, temos outro conhecimen­to para poder não errar. No entanto, é preciso ver os valores que podem ser utilizados. O presidente acredita que a AD Machico com outras condições financeira­s na época passada poderia ter adquirido “mais um reforço ou dois e garantido a manutenção” no CP.

Refira-se que para além da subvenção da Região, o clube vai procurar parceiros que possam contribuir para majorar o orçamento. Já sobre um eventual novo apoio camarário, Raul Miranda revela que esse seria sempre bem-vindo.

Élio Martins é para continuar

Com uma rica carreira enquanto futebolist­a, Élio Martins viveu o primeiro grande feito enquanto treinador, ao conquistar o título de campeão da Madeira ao serviço do clube que o formou. Vale a pena recordar que o machiquens­e, de 39 anos, transitou de treinador adjunto para treinador principal na época passada, aquando da saída de José Manuel Pinto para o futebol romeno.

Questionad­o sobre a continuida­de de Élio Martins no comando técnico tricolor, o presidente revelou que a porta está aberta para a manutenção da equipa técnica como dos jogadores para a próxima época. Ainda assim, mostra-se cauteloso em relação a algumas decisões diretivas neste momento, uma vez que a atual direção está a terminar o mandato de três anos e o clube entra em processo eleitoral a breve trecho [vide destaque].

“O Élio é uma pessoa do futebol e só lhe desejamos muitas vitórias e conquistas de campeonato­s, porque merece. Da minha parte prometi a todos eles que só não querendo é que não ficam aqui nesta terra que se respira futebol. É preciso se sentar, falar e ver as condições, sendo certo que não podemos abrir cordões à bolsa”.

 ?? ??
 ?? Conquista da Divisão de Honra. ?? Últimas quatro épocas têm sido pródigas em emoções fortes para
AD Machico. Domingo foi novo dia de festa com
Conquista da Divisão de Honra. Últimas quatro épocas têm sido pródigas em emoções fortes para AD Machico. Domingo foi novo dia de festa com

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal