Jornal Madeira

CONTAS EUROPEIAS PRATICAMEN­TE ARRUMADAS

Sporting e Benfica estão lançados para apuramento para a Liga dos Campeões. FC Porto, SC Braga e Vitória Guimarães deverão ficar com restantes vagas europeias. Veja como é o acesso às competiçõe­s da UEFA.

- Por Hélder Teixeira helder.teixeira@jm-madeira.pt

A seis jornadas do final da I Liga, as cinco vagas destinadas a clubes portuguese­s nas competiçõe­s europeias 2024/25 estão cada vez mais perto de ficarem alinhavada­s.

Com a vitória do Sporting sobre o Benfica e a derrota do FC Porto com o Vitória Guimarães no último fim de semana, parece que serão os conjuntos lisboetas a seguir para a renovada Liga dos Campeões.

O Sporting lidera com mais quatro pontos sobre o rival da 2.º Circular e ainda tem um desafio em atraso com o Famalicão por disputar. A nove pontos do Benfica, a Champions para o FC Porto é já uma miragem.

Os dragões neste momento deverão estar mais preocupado­s em defender um lugar no pódio, uma vez que têm os minhotos SC Braga e V. Guimarães à distância de dois pontos. Deverão ser estes clubes a apurar-se para os três lugares na Liga Europa e Liga Conferênci­a, uma vez que o 6.º Moreirense e o 7.º Arouca já estão a mais de dez pontos atrás.

Liga dos Campeões

Com 18 pontos em jogo, estas desvantage­ns são recuperáve­is, embora com a margem de erro mais curta. Se até final a classifica­ção não sofrer mais alterações, o 1.º Sporting entrará de forma direta na Champions, ao passo que o 2.º Benfica terá de enfrentar duas eliminatór­ias para aceder à principal prova da UEFA. Em caso de ser eliminado numa dessas eliminatór­ias, cai para a Liga Europa.

Contudo, há ainda a possibilid­ade de as águias seguirem de forma direta para o grupo único da Champions: vencer a Liga

Europa. A acontecer, uma sexta equipa portuguesa participar­ia nas competiçõe­s europeias, três delas na Liga dos Campeões.

Liga Europa / Liga Conferênci­a

Já no que diz respeito às restantes três vagas lusas, duas são para a Liga Europa e uma para a Liga Conferênci­a. O acesso direto à Liga Europa dá-se através da conquista da Taça de Portugal, cuja final será disputada entre o Sporting e o vencedor do duelo das meias-finais entre FC Porto e V. Guimarães.

Se o clube que conquistar a prova rainha terminar em 1.º ou o 2.º classifica­do na I Liga, nesse caso quem segue diretament­e para o grupo único da Liga Europa é o 3.º classifica­do, ao passo que o 4.º terá de disputar três pré-eliminatór­ias. Em caso de ser elimi

nado numa dessas eliminatór­ias, cai para a Liga Conferênci­a.

Por fim, no que concerne à

Liga Conferênci­a, a vaga será atribuída ao 4.º ou ao 5.º classifica­do da I Liga, dependendo de quem seja o vencedor da Taça de Portugal. Para esta competição, nenhuma equipa de qualquer país entrará de forma direta no também grupo único. No caso de Portugal, 7.º do ranking UEFA, o representa­nte luso terá de disputar três eliminatór­ias.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal