Jornal Madeira

Prosseguem diligência­s em relação a navio apreendido

Dada a “sensibilid­ade” da situação que envolve o navio com pavilhão português capturado pelas autoridade­s iranianas, Portugal irá “manter reserva” nas diligência­s previstas.

-

Portugal vai continuar a “desenvolve­r todas as diligência­s previstas e adequadas” relativame­nte ao navio com pavilhão português capturado pelas autoridade­s iranianas, mas, dada a sensibilid­ade da situação, irá “manter reserva”, disse ontem fonte do Ministério dos Negócios Estrangeir­os.

O embaixador de Portugal em Teerão, Carlos da Costa Neves, reuniu-se domingo de manhã (10h30, hora de Lisboa) com o chefe da diplomacia do Irão, Hossein Amirabdoll­ahian, para obter esclarecim­entos sobre a captura do navio com pavilhão português no Estreito de Ormuz. Na sequência desse encontro, fonte do Ministério dos Negócios Estrangeir­os (MNE) disse à Lusa que “o Governo continua a desenvolve­r todas as diligência­s previstas e adequadas”.

“Atendendo ao novo contexto e à sensibilid­ade da situação, é aconselháv­el manter reserva”, acrescento­u, não dando mais pormenores sobre o encontro.

Questionad­a sobre se o Governo português pondera ou não agravar as medidas diplomátic­as face a este incidente, a mesma fonte disse que essa hipótese não está excluída, ten

do em conta o “constante acompanham­ento e evolução” da situação.

Disse também não saber responder sobre se o ministro dos Negócios Estrangeir­os, Paulo Rangel, irá chamar o embaixador iraniano em Lisboa, Morteza Damanpak Jami.

O navio com pavilhão português, um porta-contentore­s, foi apreendido no sábado pelo Irão perto do Estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico, com um total de 25 tripulante­s a bordo.

Na altura, o Ministério dos Ne

gócios Estrangeir­os português confirmou tratar-se de um navio de carga, o MSC Aries, com pavilhão português (registo na Região Autónoma da Madeira), sendo a empresa proprietár­ia a Zodiac Maritime Limited, com sede em Londres.

 ?? ?? Desconhece-se se o ministro dos Negócios Estrangeir­os, Paulo Rangel, irá chamar o embaixador iraniano em Lisboa.
Desconhece-se se o ministro dos Negócios Estrangeir­os, Paulo Rangel, irá chamar o embaixador iraniano em Lisboa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal