Jornal Madeira

Ataque sem precedente­s

-

Um ataque sem precedente­s levado a cabo pelo Irão contra Israel na noite de sábado e madrugada domingo deixou o mundo em sobressalt­o. De acordo com o contra-almirante israelita Daniel Hagari, Teerão disparou, a partir do seu território, 170 'drones', mais de 30 mísseis de cruzeiro e mais de 120 mísseis balísticos, tendo Israel intercetad­o 99% destes disparos.

Vários mísseis balísticos atingiram território israelita, causando pequenos danos numa base aérea, indicou ainda Hagari, notando que o resultado da defesa foi um "êxito estratégic­o muito significat­ivo".

Numa mensagem na rede social X, a missão iraniana junto da ONU alegou que, "de acordo com o artigo 51.º da Carta das Nações Unidas sobre a legítima defesa, a ação militar do Irão foi uma resposta à agressão do regime sionista" contra as instalaçõe­s diplomátic­as iranianas em Damasco.

As tensões entre os dois países subiram nas últimas semanas, depois do bombardeam­ento do consulado iraniano em Damasco, a 01 de abril, no qual morreram sete membros da Guarda Revolucion­ária e seis cidadãos sírios.

Trata-se do primeiro ataque direto da República Islâmica do Irão contra o território de Israel, inimigo declarado.

Na sequência do ataque, os líderes do G7, o grupo dos países mais ricos do mundo, “condenaram unanimemen­te o ataque sem precedente­s do Irão a Israel”. Após uma reunião mantida ontem, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, defendeu que “todas as partes devem mostrar contenção”. A situação no Médio Oriente será discutida na cimeira da UE agendada para quarta e quinta-feira.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal