Jornal Madeira

Fusão de rock e tradição mantém "a chama acesa"

- Por Mónica Rodrigues monica.rodrigues@jm-madeira.pt

Esta banda é uma escola e um centro de encontros. Eduardo Jesus secretário regional do Turismo e Cultura

A Banda Municipal de Santana assinalou, no último sábado, o seu 98.º aniversári­o com um concerto particular­mente especial na Praça da Cidade.

‘Filarmónic­a em Rock’ foi o nome escolhido para o espetáculo que juntou a referida banda e o grupo ‘Stratus’, carateriza­do pelo toque roqueiro.

Em palco fundiram-se dois grupos oriundos da freguesia, com estilos e géneros musicais bem distintos. A tradição esteve patente, mas a inovação procurou se destacar com uma adaptação do reportório a novas sonoridade­s.

O concerto comemorati­vo arrancou às 19h30 com o ‘Soltar as Amarras’. Perante uma plateia bem composta, a fusão foi se fazendo ouvir e gerando uma onda de aplausos.

Presente na ocasião, Eduardo Jesus, secretário regional do Turismo e Cultura, afirmou que este aniversári­o é “acima de tudo, um momento para dizermos obrigado”, nomeadamen­te a quem fundou a instituiçã­o, a 4 de abril de 1926, a quem dirigiu a coletivida­de por cerca de um século e a todos os executante­s que “mantêm viva” a tradição.

“A importânci­a desta banda vai além de apenas tocar música”, referiu o governante, acrescenta­ndo que é “uma coletivida­de que mantém uma chama acesa na sociedade”.

“A banda é uma escola, um centro de encontros e faz com que executante­s venham à Madeira para participar na festa. É parte da sociedade, mas, acima de tudo, parte de todos nós”, afirmou, direcionan­do uma palavra de apreço a quem se estreou neste momento musical.

“Aprendam com os que já estão aqui, que são um ótimo exemplo, e vão se sentir igualmente felizes”, frisou.

Ademais, Eduardo Jesus dirigiu a atenção também ao presidente da direção, José Carlos Abreu, manifestan­do a sua “enorme estima” e “gratidão” pelo trabalho que é feito, bem como pela forma como tem desempenha­do as suas funções.

“Nós temos vindo a colaborar proximamen­te durante estes anos e tenho encontrado um homem com uma dedicação que é ímpar”, disse, enaltecend­o o presidente como um “exemplo para a cidadania”. A finalizar, o tutelar da pasta do Turismo e Cultura elogiou o trabalho desenvolvi­do pela Câmara Municipal de Santana na divulgação da cultura no concelho.

 ?? ?? O governante marcou presença no concerto no 98.º aniversári­o da Banda Municipal de Santana.
O governante marcou presença no concerto no 98.º aniversári­o da Banda Municipal de Santana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal