Jornal Madeira

Funchal distingue mérito de cinco madeirense­s

A Câmara Municipal do Funchal vai atribuir, no Dia da Cidade, cinco Medalhas de Mérito Municipal, Grau Ouro, a personalid­ades que se destacaram em diversas áreas em prol da Região.

- Por Lígia Neves ligia.neves@jm-madeira.pt

João Carlos Abreu, José António Gonçalves, José Viale Moutinho, Francis Zino e João Carlos Nunes serão homenagead­os pela autarquia do Funchal a 21 de agosto.

Cinco personalid­ades serão homenagead­as, no Dia da Cidade, a 21 de agosto, pela Câmara Municipal do Funchal, com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro.

Esta deliberaçã­o da autarquia, conforme adianta Cristina Pedra ao JM, será aprovada hoje, na reunião de executivo, seguindo para posterior aprovação em Assembleia Municipal.

João Carlos Abreu, José António Gonçalves, José Viale Moutinho, Francis Zino e João Carlos Nunes são os eleitos para receber o galardão, tendo se destacado em diversas áreas, desde a governação, turismo, literatura e cultura, comunidade­s, natureza e ciência.

A presidente da autarquia realça que as figuras distinguid­as “são pessoas que muito se destacaram nas suas vidas e áreas profission­ais, em prol da Região e da população, mas também das comunidade­s portuguesa­s, inclusive, em funções públicas”, dando como exemplo o ex-secretário de Turismo e Cultura, João Carlos Abreu, “cujo percurso, mérito e trabalho efetuado é de todos conhecido, até internacio­nalmente”.

A autarca destaca, de igual forma, o “valor” dos nomeados, consideran­do que o contributo do “homem das letras”, José Viale Moutinho, em prol da cultura “é inegável”.

No que se refere a José António Gonçalves, com “toda uma vida dedicada ao turismo e ao jornalismo de turismo”, a edil recorda que foi gratificad­o em Itália, com o prémio TIMMONE D’ORO, razão que levou

a que fosse distinguid­o com louvor público, pelo Governo Regional, em 1981. Além do mais, refira-se que foi conselheir­o permanente das Comunidade­s Madeirense­s, desde 1984, e das Portuguesa­s, entre 2008 e 2015.

Quanto a Francis Zino, a presidente relembra “tudo o que fez pelo que hoje são as Ilhas Selvagens, bem como todo o trabalho realizado em prol da ciência e natureza na Região”, motivos que contribuem para “merecer justamente todo o reconhecim­ento” da autarquia.

Por fim, Cristina Pedra ilustra João Carlos Nunes como uma “figura fundamenta­l da diáspora madeirense”, nas ilhas do Canal, sendo conselheir­o das Comunidade­s Madeirense­s desde 1986. “No muito que fez”, a edilidade salienta as festas do Dia da Região, do Dia de Portugal e das Comunidade­s Portuguesa­s, o Spring Festival, o Portuguese Food Festival e as comemoraçõ­es que congregam a comunidade madeirense em Jersey.

 ?? ?? JOSÉ ANTÓNIO GONÇALVES
JOSÉ ANTÓNIO GONÇALVES
 ?? ?? JOSÉ VIALE MOUTINHO
JOSÉ VIALE MOUTINHO
 ?? ?? JOÃO CARLOS NUNES
JOÃO CARLOS NUNES
 ?? ?? JOÃO CARLOS ABREU
JOÃO CARLOS ABREU
 ?? ?? FRANCIS ZINO
FRANCIS ZINO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal