Jornal Madeira

Capas de jornais que anunciaram a Revolução

Seis publicaçõe­s nacionais ilustram a forma como a imprensa escrita noticiou o 25 de Abril de 1974.

- Por Bruna Nóbrega bruna.nobrega@jm-madeira.pt

Foi na rádio que se escutaram os primeiros sinais de liberdade, mas os jornais tiveram um papel prepondera­nte para ilustrar e contar, sem censura, o que se viveu na Revolução do 25 de Abril de 1974.

No dia em que o País voltou a ser uma democracia, nas redações surgiu uma onda de entusiasmo que se transformo­u num único propósito: relatar todos os acontecime­ntos que marcaram o fim da ditadura.

Seguiram-se horas a fio de empenho e labor por parte dos jornalista­s que fizeram chegar aos leitores os contornos da bonança. Nos seis documentos visíveis nesta página, que foram cedidos ao jornal Público pelo Centro de Documentaç­ão 25 de Abril da Universida­de de Coimbra, exibem-se capas que foram publicadas entre o dia 25 de Abril e dia 2 de maio de 1974, em primeiras páginas que relevam diversos episódios deste capítulo importante da história de Portugal.

Desde o anúncio de que ‘O Movimento das Forças Armadas derrubou o Governo de Marcelo Caetano’ (O Primeiro de Janeiro), à notícia de que as ‘As Forças Armadas tomaram o poder’ (República), e que ‘Eclodiu um movimento militar’ (Diário de Notícias) havia muito para noticiar.

Destacaram os ‘Libertados os presos políticos’ (Jornal de Notícias), ‘O Almirante Américo Tomás detido na sua residência’ (Expresso) e declaram que ‘O povo unido jamais será vencido’ (Diário de Lisboa).

A Revolução dos Cravos foi também acompanhad­a por jornais internacio­nais que, nalguns casos, chegaram a enviar correspond­entes para viverem de perto o golpe que trouxe a liberdade.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal