Jornal Madeira

“Viverão eternament­e nos nossos corações”

No dia em que se assinalara­m cinco anos da tragédia do autocarro do Caniço, foi descerrada uma placa.

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

“Existem coisas que não entendemos, memórias que nos despedaçam o coração e momentos em que o mundo para de girar. Em memória das vítimas do trágico acidente de autocarro do dia 17 de abril de 2019. Nunca vos iremos esquecer: viverão eternament­e nos nossos corações”.

Esta é a mensagem escrita, em português e em alemão, na placa de homenagem às vítimas do acidente de autocarro no Caniço, que causou a morte a 29 turistas e provocou 27 feridos. No dia em que se assinalara­m cinco anos após a tragédia, foi inaugurado o memorial prometido

dias após a tragédia pela autarquia de Santa Cruz.

Na zona do acidente, e num local escondido da vista de quem desce para o Caniço de Baixo, está colocado o memorial, no qual foi depositado ainda um ramo de flores da autarquia de Santa Cruz. “A Câmara Municipal de Santa Cruz reitera o envio de sentidas condolênci­as a todos os familiares e amigos daqueles que pereceram no fatídico acidente de 17 de abril de 2019”, lê-se na mensagem assinada por Élia Ascensão.

“Foi uma cerimónia simples e discreta, a pedido dos familiares”, enfatizou a autarca.

Foi um momento emotivo, com a presença de alguns dos sobreviven­tes e familiares das vítimas mortais naturais da Alemanha, que vieram propositad­amente para esta homenagem.

Antes da inauguraçã­o da placa de homenagem, foi realizada uma missa na Igreja do Caniço, que contou com a embaixador­a da Alemanha em Portugal, Julia Monar, bem como da presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Élia Ascensão, e o grupo de familiares das vítimas mortais e dos sobreviven­tes do acidente.

A diplomata expressou a dor dos cidadãos alemães com a tragédia, reconhecen­do o apoio e respostas dadas às vítimas pelo Serviço Regional de Saúde. As cerimónias alusivas à data foram organizada­s pelo Consulado Honorário da Alemanha na Madeira, em estreita ligação à Embaixada em Portugal. Os familiares das vítimas pediram a máxima discrição, para um momento privado.

Na cerimónia religiosa, organizada pela Igreja Evangélica Alemã na Madeira, as emoções estiveram à flor da pele, com o sofrimento visível nos rostos dos familiares das vítimas e sobreviven­tes. Posteriorm­ente, os membros da comitiva desceram até ao local da tragédia, onde ontem foi descerrada a placa que irá manter viva a memória dos turistas alemães que pereceram.

 ?? ??
 ?? ?? A placa está colocada num lugar discreto, onde ocorreu a tragédia a 17 de abril de 2019.
A placa está colocada num lugar discreto, onde ocorreu a tragédia a 17 de abril de 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal