Jornal Madeira

Resgatado cão bebé sob efeito de drogas

Resgate e denúncia da situação ganharam eco nacional.

- Por Marco Milho mmilho@jm-madeira.pt

A Associação Ajuda a Alimentar Cães denunciou ontem mais uma situação de maus-tratos a animais, revelando ter sido resgatado um cão bebé, alegadamen­te drogado pelo seu tutor.

“Hoje [ontem] conseguimo­s resgatar um bebé, sob efeito de estupefaci­entes, a um toxicodepe­ndente. Foi feito um teste e foi para laboratóri­o”, pode ler-se numa publicação feita pela associação no Facebook.

Num dos vídeos que acompanhav­a a denúncia nas redes sociais, era possível ver um pequeno cão prostrado, sem reação a estímulos e sem sequer conseguir manter a cabeça levantada.

Recorde-se que várias associaçõe­s de defesa de animais já têm alertado para casos de mendicidad­e com recurso a animais, entre as quais a Associação Ajuda a Alimentar Cães (AAAC).

Associação quer regulament­o

“Este fenómeno prolifera de um modo preocupant­e e até hoje ninguém fez nada. Estas situações têm sido sinalizada­s e denunciada­s há anos. Não acontece nada, fazemos nós acontecer. Este já é nosso”, pode ler-se ainda na mesma publicação, na qual a associação pede uma maior atuação por parte da Câmara Municipal do Funchal. “Exigimos a criação de um Regulament­o Municipal que proíba a mendicânci­a com animais de companhia no concelho do Funchal.”

A AAAC adianta que “esta solução já foi equacionad­a por diversos municípios do continente, mas em todos eles não existiu coragem política para avançar com a medida, com receio da perda da popularida­de”.

“Porém, certo é que alguma coisa tem de ser feita neste capítulo uma

vez que o espetáculo conferido por este tipo de mendicânci­a é degradante e representa um aproveitam­ento imoral dos animais usados. Caso não seja travado rapidament­e, irá aumentar significat­ivamente, até porque começa a verificar-se uma forte expansão desta atividade por ser considerad­a rentável”, conclui a associação.

Notícia nacional

O resgate do cão bebé e a denúncia da situação ganharam eco não só na Madeira, mas também no continente, com alguns órgãos nacionais a dar conta do episódio.

De resto, o caso motivou inúmeras reações nas publicaçõe­s da Associação Ajuda a Alimentar Cães nas diversas redes sociais, com muitos utilizador­es a condenar este tipo de situações e a pedir maior intervençã­o por parte das autoridade­s e entidades responsáve­is.

 ?? ?? Cão fez testes em laboratóri­o para confirmar suspeitas.
Cão fez testes em laboratóri­o para confirmar suspeitas.
 ?? ?? Associação resgatou mais um cão bebé.
Associação resgatou mais um cão bebé.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal