Jornal Madeira

Oferta para arrendar cresceu 50% na Região

- Por David Spranger davidspran­ger@jm-madeira.pt

O ‘Idealista’ atualizou ontem a sua informação relativame­nte ao mercado de arrendamen­to habitacion­al em Portugal, onde é possível observar que o ‘stock’ do parque português disponível para arrendar no primeiro trimestre de 2024 na Madeira fixou-se num aumento de 50%, sendo que especifica­mente no Funchal cifrou-se nos 55%, naquele que foi um universo médio nacional de cresciment­o de oferta na ordem dos 81%.

Sobre dados concretos, o idealista partilha, então, que a oferta de habitação disponível para arrendar em Portugal subiu em 19 capitais de distrito. A liderar a lista encontra-se Bragança (191%), Porto (129%), Leiria (128%), Lisboa (102%), Aveiro (99%), Braga (92%), Coimbra (84%) como as capitais de distrito onde ‘stock’ para arrendar casa mais aumentou. Seguem-se Castelo Branco (73%), Faro (71%), Vila Real (67%), Beja (64%), Funchal (55%), Setúbal (55%), Guarda (29%), Évora (28%), Ponta Delgada (17%), Santarém (10%), Portalegre (8%) e Viseu (3%). Viana do Castelo (-2%) foi a única cidade .que recuou

Cresceu também, como já referido, a oferta de arrendamen­to em todos os distritos, aqui se inserindo a Madeira, com Bragança a liderar o aumento na oferta de casas para arrendar nos últimos doze meses, com um cresciment­o de 153%.

Seguiram-se os distritos de Leiria (119%), Porto (103%), Lisboa (87%), Braga (83%), Aveiro (75%), Coimbra (72%), Faro (65%), Castelo Branco (64%), Santarém (52%), Guarda (50%), ilha da Madeira (50%) e Setúbal (50%).

Na análise de Ruben Marques, do ‘Idealista’, “algumas iniciativa­s implementa­das pelo anterior Governo no setor da habitação parecem estar a impactar o mercado de arrendamen­to em Portugal, com um aumento significat­ivo na oferta de casas para arrendar. As restrições ao Alojamento Local, o fim do regime de Residentes Não Habituais e a redução de impostos sobre as rendas podem também ter contribuíd­o para um reforço da disponibil­idade de imóveis no mercado”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal