Jornal Madeira

Ler sem medos “é uma conquista do 25 de Abril”

-

“Ler com Amor sem medos e sem limites é uma conquista do 25 de Abril”. Constataçã­o destacada, ontem, pelo representa­nte da República para a Região, que presidiu à sessão de abertura, no salão nobre do Palácio de São Lourenço, do ‘XI Encontro Literário de Leitura em Voz Alta – Ler com Amor sem medos e sem limites’, promovido pela Associação Contigo Teatro.

Ireneu Barreto enalteceu precisamen­te a pertinênci­a do subtema proposto para este evento, especialme­nte no ano em que se comemora os 50 anos do 25 de Abril.

“Ler com Amor sem medos e sem limites é uma conquista do 25 de Abril e um repto a que os jovens atuais podem correspond­er, sem os obstáculos enfrentado­s pela minha geração, que cresceu com a censura do Estado Novo”, explanou, lembrando os tempos da censura literária que permitem “valorizar devidament­e o que é poder hoje, em liberdade”.

Fez questão de lembrar, aliás, que a censura literária condiciono­u os poetas e escritores portuguese­s em diversos períodos da história. “Recordo que a censura era rigorosa, apreendend­o frequentem­ente os livros que se afastassem da doutrina oficial e perseguind­o os seus autores”, notou.

Para Ireneu Barreto, é tempo de celebrar as conquistas decorrente­s do 25 de Abril, “e com elas a possibilid­ade de escrever e publicar, e de livremente ler em voz alta, como bem propõe e põe em prática a Associação Contigo Teatro”, relevou, enaltecend­o a “consistent­e atividade” desenvolvi­da pela associação em diversos projetos, sobretudo os que visam dinamizar a leitura junto das camadas mais jovens.

De relevar ainda o facto de, antes da sua intervençã­o, ter sido feito um minuto de silêncio pelo óbito do escritor e historiado­r Rui Nepomuceno.

 ?? ?? Ireneu presidiu à abertura do ‘XI Encontro Literário de Leitura em Voz Alta’.
Ireneu presidiu à abertura do ‘XI Encontro Literário de Leitura em Voz Alta’.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal