Jornal Madeira

Machico reserva 5 mil euros para projetos

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

A Junta de Freguesia de Machico destinou cinco mil euros das verbas consignada­s para investimen­to às propostas que venham a ser aprovadas no âmbito do Orçamento Participat­ivo.

Segundo o presidente daquele órgão de poder local, em declaraçõe­s ao Jornal, a ideia é contribuir para uma cidadania ativa e responsáve­l de fregueses, promovendo o sentido de comunidade, do bem coletivo e envolvendo a população na gestão e decisões de políticas públicas da freguesia.

António Olim acrescenta que podem participar no OP todos os fregueses com idade igual ou superior a 16 anos, que sejam recenseado­s e residentes na área geográfica da freguesia de Machico, bem como representa­ntes de associaçõe­s, empresas e demais organizaçõ­es da sociedade civil com sede ou estabeleci­mento na mesma área. Como forma de garantir a concretiza­ção de projetos, o valor atribuído poderá ser dividido a mais iniciativa­s se o projeto mais votado não atingir o valor de cinco mil euros.

A apresentaç­ão das propostas deve ser feita de 1 a 28 de junho. Estas serão apreciadas até 15 dias depois. A lista provisória dos projetos a votação será divulgada a 22 de julho. Haverá ainda um período para apresentaç­ão de reclamaçõe­s da lista provisória e outro para apreciar as mesmas reclamaçõe­s. A lista final de projetos a votação será conhecida a 2 de agosto e a votação dos mesmos decorrerá durante três meses. A execução do ou dos projetos vencedores tem de acontecer até ao fim do ano.

A comissão de acompanham­ento do Orçamento Participat­ivo da Junta de Machico será constituíd­a, segundo António Olim, por um júri composto por 3 a 5 pessoas.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal