Jornal Madeira

Carpintari­a investe e recupera faturação

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

A carpintari­a Palmeira & Filhos é uma empresa familiar que está a celebrar 50 anos de existência e vive o processo de transição para a segunda geração.

Localizada no Campanário, a empresa emprega 17 pessoas e tem vários tipos de maquinaria para responder às diferentes fases do processo de criação das peças encomendad­as.

Os principais clientes estão no mercado regional. Entre o portefólio da Palmeira & Filhos estão trabalhos como o Museu Vicentes, Hospital Particular da Madeira, edifício Princesa D. Amélia e o Museu do Romantismo, atualmente em curso.

O percurso da Palmeira & Filhos não é linear. Com efeito, o pico de faturação da empresa foi em 2007, quando atingiu os 2,5 milhões de euros, porém, entre 2014 e 2016, a

faturação caiu para menos de 600 mil euros. Entretanto, a empresa vem recuperand­o e, em 2023, já faturou 1,2 milhões de euros. Neste momento, as encomendas “dão algum conforto”, disse Adelino Silva, sócio-gerente da empresa.

Por seu turno, o presidente do Governo Regional destacou que a criação pelo Governo da agenda económica tem permitido mostrar

“a evolução da indústria regional” e atestar as mudanças na forma de trabalhar, na tecnologia e no valor acrescenta­do de muitas empresas.

Depois de ter visto em funcioname­nto toda a maquinaria da Palmeira & Filhos, Miguel Albuquerqu­e sublinhou como é importante “a evolução para acompanhar” as tendências do mercado, quer nos materiais, quer no design.

Neste sentido, mencionou que os primeiros avisos do programa ‘Inovação 2030’ vão ser abertos “agora” e preveem 10 milhões de euros. Recorde-se que, como o JM noticiou, o programa para a inovação das empresas tem uma verba de 18 milhões, que será derramada até 2029. Os 10 milhões de euros referidos estão previstos para este e o próximo ano.

 ?? ?? Miguel Albuquerqu­e visitou, ontem, a Palmeira & Filhos, uma empresa familiar do Campanário.
Miguel Albuquerqu­e visitou, ontem, a Palmeira & Filhos, uma empresa familiar do Campanário.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal