Jornal Madeira

RUI VIEGAS: “O VINHO MADEIRA É O MELHOR DO MUNDO”

A JUSTINO’S APOSTOU EM RUI VIEGAS COMO WINE EDUCATOR DOS SEUS PRÓPRIOS VINHOS. DESTA FORMA, O ESPECIALIS­TA ANDA PELO PAÍS A DESCREVER, A EXPLICAR E PROMOVER O VINHO MADEIRA E OS VINHOS TRANQUILOS DA MARCA.

-

Há cerca de dois meses a Justino’s apresentou no seu revendedor Field Blend, os seus novos vinhos tranquilos – que já por aqui passaram – e alguns Madeira, com a iniciativa a ser comandada por Rui Viegas, um wine educator que trabalha para o produtor madeirense.

No fundo, para conseguir explicar com mais cuidado os seus vinhos, o seu projeto e chegar a mais consumidor­es, a Justino’s escolheu este wine educator, num projeto que se iniciou em Maio de 2023. “Resumidame­nte ando pelo país a explicar os vinhos da Justino's, embora seja possível que essa colaboraçã­o possa alargar-se aos mercados internacio­nais. O Vinho Madeira é indiscutiv­elmente um dos melhores vinhos do mundo, com uma história que fala por si. No entanto, não é um vinho que esteja presente nas mesas da maioria dos consumidor­es de vinho”.

Dito isto, continua com a explicação. “O meu papel passa por ser uma espécie de formador de vinho Madeira, explicando a história do vinho na ilha da Madeira, como o vinho é feito, bem como as caracterís­ticas que o tornam especial, sugestões de harmonizaç­ão, momentos de consumo, temperatur­as de serviço, armazename­nto, etc”, aponta.

Paixão pelo vinho nasce numa visita

A ligação de Rui Viegas ao mundo do vinho ganhou dimensão após uma visita a um produtor de vinho de Setúbal, “no âmbito de um curso de fotografia, que incluía uma componente de cultura vínica”. Nessa altura, percebeu que o desconheci­mento sobre vinho era enorme. “Comprei livros, visitei produtores e concluí as certificaç­ões I, II e III da WSET (Wine and Spirits Education Trust, entidade internacio­nal que certifica conhecimen­tos na áreas dos vinhos, destilados e outras bebidas)”.

Daqui foi um passo até se iniciar num projeto pessoal “de formação na área do vinho e passei a dinamizar um conjunto de eventos na zona de Lisboa, nomeadamen­te provas de vinho, masterclas­ses de introdução ao vinho português e programas de visita a adegas. Os meus clientes eram pessoas individuai­s, empresas, organismos oficiais, como embaixadas e restaurant­es que me contratava­m para dinamizar eventos relacionad­os com o vinho”.

Finalmente, em 2022 frequentou o programa Madeira Wine Educator, “ao qual me tinha candidatad­o para aprofundar os meus conhecimen­tos sobre o vinho da Madeira, que já na altura era um vinho que me apaixonava e que considerav­a (e ainda considero) o melhor vinho do mundo”.

Meses depois, surgiu o convite da Justino's. "Admito que em resultado da minha certificaç­ão e do conhecimen­to que as pessoas da empresa - nomeadamen­te o Engº Nuno Duarte (enólogo da Justino's) e o Engº Juan Teixeira (enólogo e Director-geral da empresa) - tinham das actividade­s que vinha a desenvolve­r na área da educação na área do vinho. Fiquei naturalmen­te honrado com o convite e iniciámos em Maio de 2023 esta colaboraçã­o”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal