Men's Health (Portugal)

ESTUDE A QUALIDADE DO STAFF…

-

1. Faça perguntas

Informar-se sobre a formação do seu instrutor poderá evitar males maiores. Se não lhe perguntar sobre o seu historial físico, possíveis limitações físicas, objetivos pessoais e querer iniciar logo a 300%, então mais vale “fugir” para outro ginásio.

2. Avaliação física

Há imensos ginásios no nosso país que apenas, repetimos apenas, exigem um atestado médico (norma obrigatóri­a) para começar a treinar. Mas como isto

Este é um dos aspetos mais importante­s antes de começar a treinar. Frequentar um ginásio com personal trainers qualificad­os é meio caminho andado para recuperar a boa forma de maneira eficaz (e segura)! Os profission­ais devem ter um currículo irrepreens­ível, serem licenciado­s em Educação Física ou credenciad­os com cursos reconhecid­os.

pode acabar por ser uma mera formalidad­e, certifique-se sempre sobre o seu estado atual de condição física antes de começar a suar, pois é extremamen­te importante realizar um despiste clínico e uma avaliação física inicial no sentido de poder aconselhar eficazment­e a prescrição do treino e o tipo de atividades que poderá praticar no ginásio. Esta avaliação física permite despistar possíveis fatores de risco relacionad­os com questões ligadas aos hábitos diários, limitações físicas e fisiológic­as, assim como patologias e fatores hereditári­os. Através de avaliação de um conjunto de dados físicos (antropomet­ria), é possível verificar se o treino está a ser orientado para os objetivos desejados, se existiu evolução e se os valores estão (ou não) dentro de um parâmetro considerad­o saudável.

3. As férias foram longas...

Se já não treina há algum tempo, a medição das suas três principais capacidade­s físicas (flexibilid­ade, força e resistênci­a), permite personaliz­ar o treino para prevenir lesões, dores musculares ou desconfort­os gerados pelo esforço. Se ficou algum tempo parado, é aconselháv­el treinar somente 150 minutos semanais de atividade aeróbia de intensidad­e moderada, juntando o fortalecim­ento muscular em dois ou mais dias da semana. Também pode realizar 75 minutos de atividade aeróbia mais vigorosa (jogging ou corrida) e com atividade de fortalecim­ento muscular.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal