Men's Health (Portugal)

O THAI ARRASA

-

A cozinha tailandesa soma adeptos em todas as partes do mundo pela sua versatilid­ade.

01. INSTINTOS BÁSICOS

Uma santíssima trindade forma a base da maioria dos pratos tailandese­s. “Adoramos a pimenta branca, a raiz de coentro e o alho”, confessa Andy

Oliver, que dirige um restaurant­e Thai do mais autêntico. A raiz de coentro, que na cozinha ocidental não se costuma utilizar, reduz a inflamação (e isso é bom se pensarmos no picante que vai pôr à boca). Dê-se por avisado e resista.

02. CALOR SECO

“Em vez de comprar malagueta moída, experiment­e colocar malaguetas inteiras numa frigideira – algumas pequenas e picantes, e outras grandes e defumadas – até ficarem escuras. Depois triture-as até um obter um pó”, diz o chef. Segundo o American Journal of Clinical Nutrition, o efeito calorífico bastará para eliminar qualquer risco de desenvolve­r diabetes do tipo 2. Mas convém ter cerveja à mão.

03. VENHA DE LÁ O COCO

Para equilibrar a carga de especiaria­s, a cozinha tailandesa usa creme de coco. Pode fazê-lo você mesmo: retire a polpa a um coco e bata com água quente. Filtre a mistura numa tigela servindo-se de uma gaze e o creme ficará a flutuar. O esforço será recompensa­do: as versões em lata contêm xantano, um estabiliza­dor que pode provocar problemas intestinai­s.

04. O MOLHO DO MAR

O peixe fermentado é essencial na cozinha tailandesa. O molho de peixe e a pasta de gambas conferem-lhe esse sabor, e mais profundida­de. Um pouco basta. Procure por nam plá numa loja asiática e utilize-o no caril, em marinadas e fritos. Se o odor lhe faz torcer o nariz, lembre-se que cada colher contém 2 g de proteínas.

05. SABOROSA GELEIA

Para dar mais sabor a qualquer coisa, de saladas a sopas, Oliver recomenda o nam prik pao. “É uma geleia tailandesa de malaguetas: uma pasta escura, de sabor picante, defumado e um pouco doce que dá uma injeção de sabor a qualquer coisa que cozinhe. Fica bem até com ovos cozidos”. O alho, a malagueta e a chalota, que compõem esta receita tradiciona­l, transforma­m-na num ingredient­e esplêndido para lhe proporcion­ar uma boa dose de defesas logo ao pequeno-almoço.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal