Os­tras no­vas. Re­gras re­no­va­das.

ATU­AL­MEN­TE, EXIS­TEM MAIS DE 150 TIPOS DE OS­TRAS À VEN­DA E MUI­TAS MAIS POS­SI­BI­LI­DA­DES PA­RA DE­GUS­TAR ES­TES BIVALVES. SI­GA ES­TAS DI­CAS!

Men's Health (Portugal) - - Este Mês -

Abra e apre­cie.

Pa­ra des­fru­tar das os­tras, as­sim que as abrir tem de as sol­tar (com cui­da­do e sem as per­fu­rar) da cas­ca du­ra pa­ra apre­ci­ar bem o seu de­li­ci­o­so aro­ma lim­po e io­da­do (se não for o ca­so, man­de-as pa­ra trás).

Es­co­lha as mais fres­cas.

Re­gra an­ti­ga: Não co­ma os­tras cul­ti­va­das a mais de du­as ho­ras de dis­tân­cia do sí­tio on­de as vai co­mer.

Re­gra no­va: Es­que­ça a re­gra an­ti­ga. As bo­as ca­sas de os­tras já li­dam di­re­ta­men­te com os cul­ti­va­do­res pa­ra evi­tar in­ter­me­diá­ri­os e, as­sim, re­du­zir os pra­zos de en­tre­ga. Per­gun­te ao em­pre­ga­do quem é o for­ne­ce­dor. De qual­quer for­ma, se não sa­be bem o que es­co­lher, as os­tras por­tu­gue­sas cul­ti­va­das jun­to das gran­des ri­as, tais co­mo Avei­ro, Sa­do, Al­vor, For­mo­sa e tam­bém no Rio Mi­ra são umas das mais sa­bo­ro­sas do mun­do. E se o bi­val­ve vi­er di­re­ta­men­te do for­ne­ce­dor, cer­ta­men­te que es­tá fresquís­si­mo. E sim, é nos me­ses mais fri­os que as os­tras sa­bem ain­da me­lhor.

Exi­ja os­tras em bom es­ta­do.

As os­tras são um dos pro­du­tos que mais ra­pi­da­men­te acu­sam a fal­ta de fres­cu­ra. A car­ne des­te bi­val­ve de­ve ser su­cu­len­ta, hú­mi­da e de cor cla­ra. Se es­ti­ver en­ru­ga­da ou sol­ta, é de­vi­do a uma má ma­ni­pu­la­ção. Tem mau as­pe­to? Man­de pa­ra trás!

Na­da de mo­lhos.

Um pou­co de su­mo de li­mão e já es­tá. Da mes­ma for­ma que o sal re­al­ça o sa­bor de mui­tos ali­men­tos, um pou­co de aci­dez equi­li­bra o pon­to sal­ga­do de uma boa os­tra.

Be­ba bem.

O me­lhor acom­pa­nha­men­to con­ti­nua a ser um flu­te de cham­pa­nhe ou, se qui­ser ca­pri­char, vi­nho Char­don­nay, cla­ro es­tá. E já sa­be: bem fres­co, sem­pre!

634251

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.