O que acon­te­ce du­ran­te um trei­no HI­IT?

O TREI­NO IN­TER­VA­LA­DO TOR­NOU-SE MUI­TO PO­PU­LAR PA­RA QUEM QUER QUEI­MAR GOR­DU­RA, MAS TEM POU­CO TEM­PO PA­RA TREI­NAR. AS­SIM SEN­DO, ES­TES CON­SE­LHOS AJU­DAM A RE­TI­RAR AIN­DA MAIS BE­NE­FÍ­CI­OS DOS PRÓ­XI­MOS BURPEES

Men's Health (Portugal) - - Treino -

1 DÊ-LHE A SÉ­RIO

Pa­ra ob­ter os me­lho­res re­sul­ta­dos de um trei­no in­ter­va­la­do de al­ta in­ten­si­da­de (HI­IT) tem de man­ter um ní­vel de es­for­ço en­tre 90-100% du­ran­te 15-30 se­gun­dos. Quan­do es­tá na zo­na ana­e­ró­bia pro­duz a li­ber­ta­ção de adre­na­li­na que aju­da a mo­ver a gor­du­ra pe­lo cor­po. Ao en­cur­tar os in­ter­va­los, o be­ne­fí­cio é me­nor. Se os au­men­ta, ar­ris­ca-se a pre­ju­di­car a téc­ni­ca.

2 DESCANSE

Pa­ra que o es­for­ço dê re­sul­ta­dos, tem de des­can­sar o tem­po pres­cri­to. A pro­por­ção ide­al pa­ra uma ses­são de 20 mi­nu­tos é de 30 se­gun­dos de es­for­ço e 60 se­gun­dos de des­can­so. Po­de pa­re­cer mui­to, mas os mús­cu­los pre­ci­sam de tem­po pa­ra res­ta­be­le­cer o ní­vel de oxi­gé­nio e gli­co­gé­nio. Se não des­can­sa o su­fi­ci­en­te, o cor­po en­tra em ca­ta­bo­lis­mo e de­gra­da o te­ci­do mus­cu­lar. Não des­can­sa quem é fra­co, mas sim quem quer con­ser­var a for­ça.

3 BAI­XE AS PULSAÇÕES

Quan­do os mús­cu­los con­so­mem mais oxi­gé­nio do que aque­le que lhes che­ga, a frequên­cia car­día­ca du­ran­te os des­can­sos au­men­ta. Po­de acon­te­cer que os tem­pos de des­can­so não se­jam su­fi­ci­en­tes pa­ra re­gres­sar a um pon­to em que con­se­gue re­a­li­zar ou­tro es­for­ço má­xi­mo. Uti­li­ze um pul­só­me­tro pa­ra sa­ber exa­ta­men­te quan­do o seu cor­po es­tá pron­to pa­ra ou­tro as­sal­to: o ide­al é 65% da frequên­cia car­día­ca má­xi­ma.

4 TES­TE-SE

Pa­ra aguen­tar bem o trei­no HI­IT, o or­ga­nis­mo re­cor­re ao gli­co­gé­nio mus­cu­lar e não às re­ser­vas de gor­du­ra. O HI­IT pro­vo­ca a li­ber­ta­ção da hor­mo­na de cres­ci­men­to hu­ma­no e tes­tos­te­ro­na, as quais de­sem­pe­nham um pa­pel de­ci­si­vo na me­ta­bo­li­za­ção da gor­du­ra. Pa­ra ma­xi­mi­zar a res­pos­ta hor­mo­nal, fa­ça exer­cí­ci­os que uti­li­zem vá­ri­os pla­nos de mo­vi­men­tos (burpees) o mais de­pres­sa que con­se­guir.

5 AU­MEN­TE O GAS­TO

Quan­do aca­ba a ses­são o cor­po con­ti­nua a quei­mar gor­du­ra, pois a ma­gia do HI­IT co­me­ça de­pois do trei­no. O or­ga­nis­mo tem um dé­fi­ce de oxi­gé­nio que pre­ci­sa com­pen­sar e is­so pro­duz o cha­ma­do excesso de con­su­mo de oxi­gé­nio pós-trei­no (EPOC). Ou se­ja, con­ti­nua a quei­mar ca­lo­ri­as du­ran­te ho­ras. Po­de au­men­tar es­te efeito man­ten­do-se ativo, por is­so é boa ideia pas­sar no gi­ná­sio an­tes de ir trabalhar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.