Di­e­ta me­di­ter­râ­nea

A SUA ALI­MEN­TA­ÇÃO PA­RE­CE-LHE SEM­PRE MAIS DO MES­MO? REINVENTE AL­GUNS DOS PRA­TOS MAIS TRA­DI­CI­O­NAIS JUN­TAN­DO NO­VOS INGREDIENTES.

Men's Health (Portugal) - - Nutrição -

01 REAVIVA A CHA­MA

Me­lho­rar a saú­de do co­ra­ção, pre­ve­nir a de­mên­cia e per­der pe­so: Is­to é o que todos nós es­pe­ra­mos da di­e­ta me­di­ter­râ­nea tal co­mo a co­nhe­ce­mos, ri­ca em pei­xe, ce­re­ais, ve­ge­tais e fru­tos se­cos. Mas é pos­sí­vel con­se­guir tu­do is­to (e mui­to mais) mes­mo quan­do se fa­zem pe­que­nas mu­dan­ças no pla­no ali­men­tar. Reaviva a cha­ma da co­zi­nha com es­tes ingredientes.

PRE­SUN­TO IBÉ­RI­CO

Exis­tem ou­tras for­mas de be­ne­fi­ci­ar das gor­du­ras bo­as sem ter de ser sem­pre pe­la via do óleo de pei­xe. A di­e­ta à ba­se de bo­lo­tas faz com que os por­cos ibé­ri­cos se­jam ri­cos em áci­dos olei­cos, co­nhe­ci­dos por ze­lar pe­la saú­de car­di­o­vas­cu­lar. Não se aca­nhe na ho­ra de com­prar um bom pre­sun­to.

LEN­TI­LHAS CAS­TA­NHAS

Fa­ça uma pau­sa no es­par­gue­te e dê uma opor­tu­ni­da­de às len­ti­lhas, que são uma ex­ce­len­te fon­te de hi­dra­tos de car­bo­no pa­ra os ho­mens que que­rem per­der uns quilos ex­tra. Po­bres em gor­du­ras e ri­cas em pro­teí­na e fi­bra, as len­ti­lhas pro­me­tem au­men­tar a sa­ci­e­da­de.

LI­MÃO PRE­SER­VA­DO

Dis­pen­sa o pa­la­dar amar­go do li­mão? Bo­as no­tí­ci­as! De­pois de pre­ser­va­do, o li­mão fi­ca com um sa­bor agra­dá­vel e com dez ve­zes mais vi­ta­mi­na C do que um sim­ples su­mo. Em gran­des do­ses, es­ta vi­ta­mi­na tem mos­tra­do efi­cá­cia na re­du­ção dos ní­veis de cor­ti­sol.

BERINGELA

Se quer ade­rir à ten­dên­cia do #eat­cle­an vai ter mes­mo de in­cluir beringela na sua ali­men­ta­ção. Ri­co em na­su­ni­na, um fi­to­nu­tri­en­te que pre­vi­ne os da­nos cau­sa­dos pe­los ra­di­cais li­vres e atra­sa o pro­ces­so de en­ve­lhe­ci­men­to, es­te ali­men­to é ain­da um es­cu­do pro­te­tor contra o Alzhei­mer.

02 MU­DE O ÓLEO

Olhe pa­ra a cu­li­ná­ria co­mo se fos­se um car­ro. A mu­dan­ça do óleo faz par­te da ma­nu­ten­ção do veí­cu­lo, mas tam­bém da sua saú­de, por is­so, use e abu­se do azei­te virgem ex­tra, mas pro­cu­re dar-lhe uma no­va ‘vi­da’. Bas­ta adi­ci­o­nar 250 gr de se­men­tes de ma­la­gue­ta e três co­lhe­res de so­pa de co­mi­nhos a 300 ml de azei­te, mais qu­a­tro den­tes de alho, 100 gr de pi­men­to de Pi­quil­lo, uma co­lher de so­bre­me­sa de pas­ta de to­ma­te e vi­na­gre de vi­nho tin­to. Fi­na­li­ze com du­as co­lhe­res de so­pa de pi­men­tão-do­ce e ver­ta o pre­pa­ra­do pa­ra um fras­co de vi­dro an­tes de o le­var pa­ra o fri­go­rí­fi­co. Po­de usar a mis­tu­ra du­ran­te al­gu­mas se­ma­nas e apro­vei­te pa­ra usar co­mo ba­se de al­gu­mas das re­fei­ções.

03 OTIMIZE O PRA­TO

O tra­di­ci­o­nal e o no­vo nun­ca com­bi­na­ram tão bem co­mo nes­ta rein­ven­ção da di­e­ta me­di­ter­râ­nea. Com­bi­ne es­tes no­vos ingredientes com al­guns dos mais co­muns, co­mo o to­ma­te, o alho e, cla­ro, o pei­xe e con­si­ga re­fei­ções bem con­tem­po­râ­ne­as e sau­dá­veis. Es­pe­ra­mos que es­te­ja com ape­ti­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.