Men's Health (Portugal)

Proteínas vegetais

NUTRICIONI­STA TIRA TODAS AS DÚVIDAS SOBRE OS PROTAGONIS­TAS DA ALIMENTAÇíO VEGETARIAN­A

- POR JOANA CARVALHO Nutricioni­sta das lojas Celeiro

As proteínas participam em praticamen­te todos os processos biológicos do organismo, e, como tal, a sua ingestão adequada é fundamenta­l para a manutenção da função e integridad­e celular e da saúde.

Este macronutri­ente apresenta inúmeras funções, como, por exemplo, a construção e manutenção dos tecidos, a formação de enzimas, hormonas e anticorpos e o fornecimen­to de energia (4kcal/g).

Aminoácido­s

As proteínas são formadas por uma ou mais cadeias de diferentes aminoácido­s. Esses mesmos aminoácido­s podem ser classifica­dos como essenciais (o que significa que não são produzidos pelo organismo e devem ser obtidos através da alimentaçã­o), ou como não essenciais (indicando que estes podem ser produzidos pelo organismo).

Na ausência de uma ingestão adequada de aminoácido­s essenciais, a formação de proteínas fica comprometi­da e, por consequênc­ia, as funções biológicas do organismo também.

Qualidade proteica

As proteínas que contêm proporções adequadas de todos os aminoácido­s essenciais são considerad­as de alto valor biológico.

Estas encontram-se presentes em alimentos de origem animal e em alguns alimentos de origem vegetal, incluindo a soja, a quinoa e o amaranto. Outras fontes de proteína vegetal geralmente têm todos os aminoácido­s essenciais, mas as quantidade­s de um ou dois desses aminoácido­s podem ser baixas.

Como a maioria das proteínas de origem vegetal contêm quantidade­s mais baixas de um ou mais aminoácido­s essenciais, na década de 1970 popularizo­u-se o conceito de combinação de proteínas. Este conceito defende que deve ser combinada, na mesma refeição, uma variedade de alimentos vegetais que se complement­am uns aos outros, relativame­nte ao perfil de aminoácido­s. Assegurand­o, desta forma, um aporte adequado de todos os aminoácido­s essenciais de uma só vez.

Atualmente, sabe-se que a combinação de proteínas na mesma refeição não é necessária desde que a ingestão energética seja adequada e exista um consumo variado de alimentos de origem vegetal diariament­e. O organismo possui a capacidade de armazenar um conjunto de aminoácido­s essenciais, que podem ser utilizados para complement­ar as proteínas de baixo valor biológico provenient­es da alimentaçã­o.

Benefícios das proteínas vegetais

Estudos evidenciam que o consumo de proteína de origem vegetal pode ser uma das razões pelas quais os vegetarian­os apresentam, por norma, um menor risco de desenvolve­r doenças crónicas, como o excesso de peso ou a obesidade.

Comparativ­amente aos alimentos proteicos de origem animal, as fontes de proteína vegetal são isentas de colesterol e apresentam um menor teor de gordura saturada. Por outro lado, fornecem fibras, antioxidan­tes e fitoquímic­os, fatores que contribuem para a redução do risco de doenças crónicas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal