Men's Health (Portugal)

COGUMELOS

COMER OS ALIMENTOS SAZONAIS É A FORMA MAIS SIMPLES DE GARANTIR O MÁXIMO SABOR E TAMBÉM OS NÍVEIS NUTRICIONA­IS MAIS ELEVADOS EM CADA PRATO. POR ISSO, NESTE MÊS, PROPOMOS-LHE QUE DÊ MAIS SABOR AO SEU PLANO ALIMENTAR.

-

Guia definitivo e saudável.

01 CONHEÇA O QUE COME

Aproximada­mente 70% dos cogumelos que compramos no supermerca­do são cogumelos brancos. No entanto, já que estamos na melhor época para colher estes alimentos, falámos com Morris Wegrodzki, chefe executivo do restaurant­e vegetarian­o The Gate, em Londres, para descobrirm­os outras variedades. Com uma textura semelhante à da carne e recheada de nutrientes, qualquer variedade destes alimentos é uma estrela, independen­temente de seguir uma alimentaçã­o vegana, vegetarian­a ou carnívora. Adicione magia às suas refeições.

A CREMINI Este ingredient­e humilde é tudo o que precisa para combater as doenças cardíacas. Repleto de ergothione­ine (um antioxidan­te), apenas uma porção vai protegê-lo dos perigos de stress oxidativo.

B SHIMEJI- PRETO

Com um gosto suave, esta opção também conhecida como cogumelo-ostra é muito rica em ferro. Ajuda a aumentar o fornecimen­to de sangue aos músculos e dá-lhe força para o ginásio. Acompanhe com vinho.

C SHITAKE

É bastante tenro e tem um gosto amadeirado que liga com os sabores asiáticos. Por ser rico em fibra, vai fazer que se senta saciado. Pode usá-lo como suplemento para a perda de peso.

D MAITAKE

Ideias para uma manhã a seguir a uma noite de festa? Frite uma mão-cheia destes cogumelos e sirva com uma fatia de pão com manteiga. Esta junção vai aumentar os seus níveis de glutationa, um antioxidan­te que vai acalmar e reiniciar o funcioname­nto do seu fígado.

02 DO CAMPO PARA A MESA

Quando estiver a panhar os cogumelos trate-os delicadame­nte para garantir que não perdem o sabor e os nutrientes. “Não arranque, corte”, aconselha Wegrodzki. A melhor ferramenta para usar é uma combinação de faca com pincel (30€, à venda na Amazon). Depois, coloque o que colheu numa cesta de madeira ampla.

“Isto vai fazer que os cogumelos se espalhem e não fiquem esmagados.” Não os lave porque podem diminuir de tamanho – é para isto que serve o pincel na sua navalha, para limpar um pouco os cogumelos. Quando chegar à cozinha, coloque uma frigideira antiaderen­te grande em lume médio e adicione uma mão-cheia de cogumelos de cada vez. Tenha cuidado para não adicionar demasiados, de modo a que a frigideira não fique muito cheia. Adicionar muitos de uma vez fará que cozam a vapor em vez de serem salteados. A paciência é a chave. Vá mexendo ocasionalm­ente e retire os cogumelos do lume quando já não estiverem húmidos. Do campo para a mesa com todo o sabor possível.

03 VALORIZE O QUE COME

Em Portugal, dados de 2017 sugerem que 0,6% da população segue uma alimentaçã­o vegana. Uma vez que a quantidade de pessoas que preferem deixar a carne e o peixe de lado está a aumentar – e devido a estudos que afirmam que esse estilo de vida ajuda a perder peso e cuida do coração – Wegrodzki desenhou quatro receitas que conferem aos humildes cogumelos o estatuto de heróis nutriciona­is que merecem.

A

Cremini para aquecer o coração

PORÇÕES: 4 1 KG DE COGUMELOS CREMINI 2 CEBOLAS CORTADAS FINAMENTE

3 DENTES DE ALHO ESMAGADOS 300G DE COGUMELOS BRANCOS 1 L DE CALDO VEGETAL 1 COLHER DE CHÁ DE SAL 4 BATATAS GRANDES CORTADAS FINAMENTE 2 COLHERES DE SOPA

DE NATAS DE SOJA

2 COLHERES CHÁ DE PAPRICA 500 G DE BRÓCOLOS COZIDOS

PREPARAÇÃO Numa panela, coloque uma cebola e um alho e, depois, adicione os cogumelos brancos. Junte o caldo, tempere com sal e reserve. Em seguida, junte as batatas com a paprica e as natas e cozinhe durante 30 minutos. Para o recheio, frite os cremini com as cebolas e os alhos restantes; disponha este preparado em cima das batatas cozinhadas. Enrole tudo e sirva com o molho e os brócolos cozidos a vapor.

B Tortilha de cogumelos-ostra recheada de poder

PORÇÕES: 4 1 KG DE COGUMELOS SHIMEJI- PRETO ÀS TIRAS 2 CEBOLAS ROXAS CORTADAS 3 PIMENTOS (VERMELHO, VERDE E AMARELO) 2 DENTES DE ALHO ESMAGADOS 2 COLHERES DE CHÁ DE PAPRICA 1 COLHER DE SOPA DE MOLHO DE SOJA 4 TORTILHAS INTEGRAIS 200 G DE GUACAMOLE 200 G DE SALSA

PREPARAÇÃO Numa frigideira, salteie as cebolas, os pimentos, o alho e os cogumelos até amolecerem. Polvilhe com paprica, adicione o molho de soja e deixe cozinhar cerca de 2 minutos. Para montar a tortilha, junte uma quantidade generosa de cogumelos e pimentos, um pedaço de guacamole e a salsa, antes de enrolar. Prepare-se para a confusão na cozinha.

C Prato suave de shitake e arroz

PORÇÕES: 4 1 KG DE COGUMELOS SHITAKE 100 ML DE MOLHO MIRIN 200 ML DE VINAGRE DE ARROZ 40 G DE AÇÚCAR 500 G DE ARROZ DE SUSHI LAVADO 550 ML DE ÁGUA 2 CEBOLAS ROXAS PICADAS 1 MALAGUETA 200 ML DE MOLHO TERIYAKI 500 G DE PAK-CHOI CORTADA 200 G DE CAJUS ESMAGADOS

PREPARAÇÃO Numa panela pequena deixe ferver o molho mirin, o vinagre de arroz e o açúcar. Reserve esta mistura. Junte a água com o arroz e cozinhe em lume brando até a água evaporar. Enquanto o arroz arrefece, frite as cebolas com a malagueta, adicione os cogumelos sem vapor e cozinhe até ficarem tenros. Junte o molho teriyaki e cozinhe durante mais 5 minutos antes de adicionar a couve pak-choi. Depois deixe apurar durante dois minutos. Sirva com o arroz e polvilhe com cajus.

D Uma tosta de mitake que cura ressacas

PORÇÕES: 4 500 G COGUMELOS MITAKE CORTADOS FINAMENTE 1 CHALOTA CORTADA 1 COLHER DE SOPA DE AZEITE PAPRICA Q.B. 1 COLHER DE SOPA DE VINAGRE DE XEREZ 4 PEDAÇOS DE MASSA LÊVEDA TOSTADA 1 COLHER DE SOPA DE ALCAPARRAS 1 COLHER DE SOPA DE SALSA CORTADA

PREPARAÇÃO Numa panela, frite a chalota com um pouco de azeite, em lume médio. Quando estiver amolecida, junte os cogumelos com a paprica e deixe a maior parte da água evaporar antes de adicionar o vinagre de xerez. De seguida, toste a massa lêveda e sirva os cogumelos por cima dessas tostas. Finalize com um pouco de alcaparras e salsa – e devore tudo enquanto ainda está quente.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal