Men's Health (Portugal)

ARTE DO BLUFF

-

PERSUASÃO OU SABEDORIA? NUMA ALTURA EM QUE SOMOS BOMBARDEAD­OS EM TODAS AS FRENTES COM ENTENDIDOS EM TUDO E MAIS ALGUMA COISA, A ARTE DE FAZER OS OUTROS PENSAREM QUE SABEMOS MUITO SOBRE ALGO GANHA DESTAQUE. MAS, COMO NÃO ESTAMOS AQUI PARA ENGANAR NINGUÉM, ESPECIALIS­TAS NACIONAIS E INTERNACIO­NAIS PROVAM QUE O MÍNIMO DE CONHECIMEN­TO É A CHAVE DO SUCESSO.

SE OLHARMOS para o panorama atual conseguimo­s ter uma clara perceção do quão certeira – e impactante – pode ser a arte do bluff. Ou será antes a arte da persuasão? Nos Estados Unidos, por exemplo, temos como Presidente uma celebridad­e bilionária sem qualquer experiênci­a política. O segredo? Persuasão. No mundo digital, quantas pessoas vestem agora a pele de influencia­doras e atuam como donas e senhoras do conhecimen­to, ou, melhor, como autoridade­s do estilo de vida que todas as pessoas querem ter? Muitas, pois claro. E a maioria é bem-sucedida nessa tarefa.

Mas todos nós temos algum tipo de ligação com esta arte do bluff. Diz um estudo recente que 89% dos empregador­es detetam mentiras ou omissões nos currículos que avaliam e que mais de dois terços dos adultos admitem alterar algum tipo de informação pessoal nas redes sociais e aplicações de engate. É esta tendência do bluff condenável? Sim, se o objetivo é, de facto, enganar alguém. Mas, se o verdadeiro intuito é parecer saber mais sobre algo, então, o melhor é ter o mínimo de conhecimen­to sobre o assunto e os especialis­tas MH revelam como conseguir isso.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal