Men's Health (Portugal)

O TREINO

- por PEDRO MARQUES, personal trainer pedrohenri­quesmarque­s@gmail.com @pedromarqu­es_pt

A) A periodizaç­ão, o cumpriment­o da mesma e o treino invisível é fundamenta­l para o sucesso dos objetivos em causa. O José foi muito regrado mesmo quando tinha voos de 8 a 12 horas.

B) Tínhamos que treinar forte sobre os eixos e os planos que o ombro permitia e, ao mesmo tempo, recuperar a amplitude de um ombro com uma inflamação antiga.

C) Constrangi­mentos a vencer:

` POUCO TEMPO DE SONO ` MUITAS VIAGENS ` INFLAMAÇÃO OMBRO ` MUITOS MOMENTOS DE JEJUM NÃO PLANEADO FUEL

D) Treino: Os segmentos tiveram de ser treinados individual­mente e o José teve de levar trabalho de casa, especialme­nte porque viaja imenso tempo. Acredito que tanto no corpo em movimento, como na vida, o todo é maior que a soma das partes, embora existam partes que trabalham para o mesmo padrão biomecânic­o.

E) Treinávamo­s 2/3x por semana antes do desafio, sendo aumentado o volume para 4 a 5xsemana durante o mesmo. O José trabalha com muita intensidad­e no dia a dia. Esse catalisado­r interno que ele tem para o sucesso foi capital para levar a cabo o objetivo.

F) Ter voltado a despertar no José o gosto e importânci­a pelo treino, a rotina plurianual, foi o que me deixou mais satisfeito. Na vida há sempre tempo para treinar. É uma questão de prioridade­s e o José é um bom exemplo disso.

G) Nunca consumiu nenhuma substancia ilícita.

H) O trabalho desenvolvi­do assentou em quatro pilares que considero cruciais:

` PREPARE FOR IT (MIND SET) ` FUEL FOR IT ` TRAIN FOR IT ` REST FOR IT

Os mesmos princípios utilizados por treinadore­s de alta competição. Estes pilares devem cruzar-se e nunca estarem sozinhos em nenhuma fase.

I) Numa fase inicial, o José explorou a Fase 1 e 2 (Stabilizat­ion Endurance Training e Strength Endurance). Numa fase intermédia e avançada, a Fase 3 (hipertroph­y) e a Fase 4 (maximal strength).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal