Men's Health (Portugal)

MINUTOS PARA PROTEGER O CORAÇÃO ENQUANTO APANHA ALGUNS RAIOS

-

TUDO É MELHOR QUANDO O SOL

BRILHA, CERTO? Isso acontece, em parte, porque a luz altera o nosso cérebro, o que faz que nos sintamos mais felizes e bem-dispostos. Tal acontece pela capacidade de os raios solares aumentarem os níveis de noradrenal­ina e serotonina, dois compostos químicos essenciais para o bem-estar. Mas os benefícios vão muito além do sorriso nos lábios. O sol melhora também a saúde cardiovasc­ular (até mesmo no inverno).

Enquanto a ligação entre o sol e a vitamina D está mais do que estabeleci­da, cientistas da Universida­de de Edimburgo, no Reino Unido, descobrira­m um mecanismo físico causado pela luz solar e que pode mesmo fortalecer as defesas cardíacas.

Quando a luz ultraviole­ta penetra na pele, o corpo produz óxido nítrico no sangue, composto que baixa a tensão arterial e reduz o tão temido risco de ataque cardíaco. Deste modo, diz a ciência que são apenas precisos 20 minutos por dia de luz solar direta no corpo para que a pressão sanguínea seja menor. Como estamos já em época de pouco sol e muitas nuvens, o recomendad­o é passar o máximo de tempo possível ao ar livre, seja em caminhadas ou a tomar o pequeno-almoço numa esplanada. Mas, por favor, não se esqueça do protetor solar – nem mesmo no inverno.

 ??  ?? Proteja o seu coração ao ar livre
Proteja o seu coração ao ar livre

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal