Men's Health (Portugal)

Coma como o Homem de Ferro.

-

Zero processado­s, menos açúcares e uma vida de desporto. Niklas Gustafson é perito em nutrição e promete voltar às raízes da alimentaçã­o seguindo a dieta do paleolític­o. Já concluiu 10 vezes a Ironman e quer bater o seu recorde pessoal de 10 horas e 5 minutos.

RARO, DIFERENTE. Era assim que Niklas Gustafson se sentia quando nos aniversári­os dos colegas da escola tinha de comer um bolo especial. Crescer como celíaco nos anos 70 não foi fácil, nem mesmo na Suécia, o seu país natal. Esta questão e a paixão das suas avós pela cozinha abriram-lhe a porta a uma forma de entender a vida que se traduziu num livro, Cambia lo que Comes y Cambiarás el Mundo (à venda na Fnac), e num blogue com mais de 60 000 seguidores. TUDO NATURAL “Não sou a favor do consumo de alimentos processado­s como massa, arroz e pão, mas tão-pouco sou de eliminar por completo todos os hidratos de carbono, porque é necessário manter as reservas de glicogénio para competir. O que sugiro é equilibrar as refeições: mais gordura como fonte de energia, uma percentage­m de hidratos de carbono complexos, zero processado­s e nada de gorduras hidrogenad­as como a margarina”. Atualmente,

Gustafson divide o tempo entre as suas propostas de nutrição saudável baseando-se nos princípios da dieta do paleolític­o e o gosto pelo running. “A alimentaçã­o deve estar focada nos objetivos que cada desportist­a prossiga. Antes de uma maratona o ideal é consumir alimentos energético­s, mas fáceis de digerir e com pouca fibra para favorecer o trato gástrico”. As propostas para fazer as suas próprias refeições são muitas. Aqui deixamos-lhe algumas.

 ??  ?? Niklas Gustafson propõe-nos uma mudança de estilo de vida para vivermos mais, melhor e mais felizes.
Niklas Gustafson propõe-nos uma mudança de estilo de vida para vivermos mais, melhor e mais felizes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal