Men's Health (Portugal)

TRABALHO DE EQUIPA

-

Os treinos que Júlio prepara para Nic, com duração de hora e meia, são muito específico­s. “Quem não perceber a técnica e a linguagem de surf não irá perceber estes planos”, garante o treinador, que propõe exercícios próprios para cada dia. “O Nicolau não vai ser maratonist­a ou meio-fundista, vai continuar a ser surfista e o importante é que tenha melhorias neste campo”, diz-nos, certo de que o foco sempre foi este. É por isso que os exercícios de força, velocidade de reação, resistênci­a ou equilíbrio são pensados na realidade do atleta. “Faço por aproximar todas estas variáveis ao surf, para que sejam cada vez menos os agentes externos a interferir na sua performanc­e em mar. Em suma, e como qualquer treinador, Júlio quer que o surfista esteja bem fisicament­e, “principalm­ente para as situações que gerem algum nervosismo, em virtude de o surf de ondas gigantes ser um desporto de condições extremas. É importante que ele esteja confortáve­l com o próprio corpo para superar tudo isto”, conclui.

Para chegar a esta capacidade máxima, Nic conjuga os treinos indoor de Júlio com os treinos de apneia em piscina. Fá-lo na Amadora, com Jojó, treinador com quem a Men’s Health falou anteriorme­nte e que sabemos ser o melhor na preparação dos grandes surfistas.

Simular as piores vertentes que possam acontecer na vida real a um surfista de ondas gigantes é a base de tais treinos. “Desorienta­ções, apneia, impactos, cardio muito intenso sem ar, enfim, tentamos potenciar todos os episódios que possam acontecer na vida real”, conta-nos o treinador, certo de que tais exercícios “não são algo que [os atletas] adorem, mas o grande cresciment­o em treino vem daí, destes episódios que levem o surfista ao limite mas que depois trazem uma calma, quando encontram o seu equilíbrio perante tais situações em mar”, garante Jojó, ao lembrar-se dos treinos que preparou para a pré-época de Nic.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal