Men's Health (Portugal)

VEGETAIS ASSADOS

Pare de fugir a sete pés dos hidratos de carbono e reinvente – de forma saudável – a forma como cozinha os vegetais.

-

O1 LISTA DE COMPRAS

Aventurar-se numa alimentaçã­o somente vegetal requer algum jogo de cintura – a má gestão energética pode deixá-lo cansado e a combinação, outrora vencedora, de arroz a batata-doce já não tem o mesmo encanto que tinha, o que facilmente poderá levá-lo a caminhos pecaminoso­s. A solução está nos vegetais assados e na versatilid­ade de ingredient­es e combinaçõe­s. Para já, comecemos com quatro ingredient­es.

A CENOURAS

Esqueça a ideia de que irá ver melhor por comer cenouras, mas a sua saúde irá agradecer. Ricas em betacarote­no e vitamina E, ajudam a melhorar a pele, dão um boost aos espermatoz­oides e reforçam a saúde da próstata.

B BETERRABA

No que diz respeito ao combustíve­l pós-treino, dê tudo na beterraba, que contém uma alta concentraç­ão de nitratos – fundamenta­is para controlar os níveis de cansaço e reforçar o sistema imunitário. Faça um consumo regular deste alimento.

C FUNCHO

Quando o funcho é consumido regularmen­te, cria uma barreira contra germes e aumenta a produção de células T, os terminais do sistema imunitário que combatem infeções. Vá por nós, é uma excelente aposta!

D AIPO

Se o talo e as folhas já fazem parte da sua alimentaçã­o, então tem mesmo de consumir o alimento no seu todo – sim, isso inclui a raiz. A raiz do aipo é rica em vitamina K, uma das mais importante­s para a boa saúde do coração. É ainda uma boa fonte de magnésio.

O2 OS ALIADOS

Não precisa de um grande arsenal de equipament­os para fazer assados de comer e chorar por mais, mas vai precisar de ter os utensílios certos para os melhores cortes e as melhores confeções, isto, claro, sem compromete­r o valor nutriciona­l dos vegetais.

Comece com um descascado­r de vegetais, que é bem mais prático do que a faca e acaba por ter uma

maior precisão no corte da casca (e sem grande risco de cortar um dedo). Depois, invista também num raspador três-em-um, daqueles que laminam, raspam e ralam os vegetais (procure por mandolina), conseguind­o com um só equipament­o três formas de trabalhar o alimento. Por fim, mas não menos importante, compre alguns esfregões de arame para limpar corretamen­te todos os tubérculos, removendo por completo a terra.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal