Men's Health (Portugal)

DEVE EVITARA FRUTA PORQUE É RICA EM AÇÚCARES

-

A TEORIA: Já sabe que deve limitar o açúcar adicionado nos alimentos o máximo possível. Um estudo sueco chegou à conclusão de que quem bebe um refrigeran­te ou um sumo de fruta (açucarado) todos os dias tem um risco acrescido de desenvolve­r diabetes tipo 2. Mas tem vindo a haver danos colaterais graves no que toca à saúde pública quando o tema é a fruta.

“Se vir as moléculas de açúcar ao microscópi­o, todas elas têm a mesma estrutura química, quer seja uma banana ou um chocolate”, explica Rosie Saunt, cofundador­a do Rooted Project, um hub nutriciona­l com base científica. “Mas o açúcar na fruta é absorvido de forma diferente pelo organismo, dado que não é um alimento processado”. Isto significa que é menos provável que tenha picos de açúcar no sangue. Assim, deve ter especial atenção aos açúcares livres – todos aqueles que não provêm de alimentos integrais, veganos ou lácteos. Esses podem ser os responsáve­is pela sua fraqueza a meio da tarde ou até mesmo pela carência de micronutri­entes.

A CONCLUSÃO: Mas vamos lá ver, não evite totalmente o açúcar presente na fruta ou em alimentos como a batata-doce ou o leite. Apenas garanta que não consome mais de 30 g por dia em açúcares adicionado­s e tenha cuidado com os níveis disfarçado­s em barras proteicas.

 ??  ?? Ponto doce: nem todos os açúcares são iguais.
Ponto doce: nem todos os açúcares são iguais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal