Men's Health (Portugal)

AS LIÇÕES DE MADISON

Não vai aos Reebok CrossFit Games, mas pode aprender com eles.

-

1/ A CONSISTÊNC­IA E A PERSEVERAN­ÇA SÃO COMPANHEIR­AS DE TREINO.

“A maioria dos atletas dos Reebok Cross

Fit Games treina diligentem­ente durante muitos anos. É busca diária de pequenas melhorias que leva a enormes melhorias acumuladas a longo prazo”, explica Levey. “Assim que começa a fazer progressos, não seja ganancioso para alcançar grandes melhorias muito rapidament­e. Muitas vezes leva a lesões e pode retardar o seu progresso, pois ainda não construiu uma base suficiente”. Esta lição é validada por Chris Oman: “Tem de ser muito consistent­e e deizxar-se de desculpas se quiser obter resultados.

Tal como os atletas dos Jogos, apareça todos os dias e dê o seu melhor, pois isso pode mudar a sua vida, mesmo que não esteja a tentar competir ao nível deles”.

2/ A ROTINA É O INIMIGO.

Nos Jogos, e dentro do treino CrossFit, cada dia (e cada treino) é diferente. “Treinar a teoria da especifici­dade significa que se adaptou ao seu modo de treino, e é por isso que o treino CrossFit é recomendad­o a desportos como a corrida e o ciclismo”, diz Pereira. “Quanto mais fizer, melhor fica, mas se fizer apenas uma coisa, só vai melhorar essa coisa. A combinação de levantamen­to de peso, corrida, remo, ciclismo, natação, saltos, ginástica e condiciona­mento metabólico em centenas de formatos de treino faz que haja uma ampla variedade”.

3/ NUTRIÇÃO É A CHAVE.

Se os seus objetivos são ganhar músculo, queimar gordura ou tornar-se o homem mais em forma do mundo, tudo se resume ao que está a colocar no disco. “Esta é a base da pirâmide CrossFit e não há muitos tipos de treino ou métodos de exercício que deem mais ênfase ao combustíve­l para o treino”, diz Pereira. “Ele dá ferramenta­s para as pessoas fazerem melhores escolhas alimentare­s e perceberem a ligação entre a alimentaçã­o e a atividade de combustíve­l. O exercício faz-nos sentir bem, mas comer bem permite-nos fazer melhor exercício e sentirmo-nos ótimos”.

4/ ABRAÇAR A SUGESTÃO.

“As pessoas tendem a evitar o que as deixa desconfort­áveis e aquilo em que são menos competente­s”, diz Levey. “O CrossFit expõe muitas fraquezas na forma física e deixa-o numa posição de desconfort­o, mas tal conduz às mudanças que pretende. Esteja aberto a experiment­ar novos movimentos e a treinar aspetos que não lhe são de todo confortáve­is”. Mais importante, deixe o seu ego à porta e concentre-se numa boa posição e num bom movimento antes de aumentar velocidade e carga.

5/ AQUECER E REDUZIR ADEQUADAME­NTE.

Regra geral, os homens não gostam de alongar ou de aquecer adequadame­nte antes de um treino, o que aumenta o risco de lesão. “Nunca encontrei um desporto com tanta ênfase no aqueciment­o, na mobilidade e na consciênci­a corporal”, diz Pereira. “Os movimentos de mobilidade, as sessões de aqueciment­o e o trabalho de fortalecim­ento progressiv­o são programado­s em cada sessão, tornando o trabalho de reabilitaç­ão e de resistênci­a tão fáceis de vender a esta comunidade. As regalias desta associação são que ela cria exercitado­res educados que entendem melhor o seu corpo e o movimento”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal