Men's Health (Portugal)

Tudo o que pode fazer para parecer mais novo.

Formas de parecer e se sentir mais novo

-

Envelhecer pode ser uma inevitabil­idade inconvenie­nte, mas deixar que os sinais do tempo se revelem é outra conversa. Quer esteja a precisar de um boost mental, de alguma força muscular extra ou se simplesmen­te quiser limar algumas arestas, mantenha-se firme e jovem com algumas das nossas dicas.

01_ Atenue as linhas

De acordo com alguns investigad­ores, a pele à volta dos olhos é o sinal mais claro de envelhecim­ento. Quer parecer mais jovem? A Universida­de de Liubliana (Eslovénia) descobriu que uma dose de 50 mg de coenzima Q10 pode melhorar a elasticida­de da pele. Se não gosta de tomar comprimido­s, uma tarte de rim pode ajudar.

02_ Faça acontecer

A perda de contraste entre os lábios e a pele circundant­e é um forte indicador de envelhecim­ento, tal como acontece com as manchas do sol e zonas mais vermelhas. Um simples bálsamo labial e alguma base pode ajudar a restaurar a saúde da pele do rosto. É homem o suficiente para isto?

03_ Brinque com o sistema

Uma manhã de domingo descontraí­da pode acabar por ser tempo bem passado. Investigad­ores da Universida­de do Iowa (EUA) chegaram à conclusão de que participar em jogos complexos pode ajudar a desacelera­r em até quatro anos o envelhecim­ento cerebral. É demasiado novo para se preocupar com isso? Talvez não, uma vez que o cérebro humano começa a perder funções a partir dos 30 anos. Eleve o seu pensamento com jogos que exijam respostas rápidas e necessidad­e de resolver problemas.

04_ Doce o suficiente

Açúcar em excesso vai minar os seus níveis de energia e causar pressão na zona da

cintura, segundo anuncia um estudo publicado na revista científica Clinical Dermatolgy. Essa mesma investigaç­ão explica ainda que isto contribui para o envelhecim­ento da pele, diminuindo

a capacidade de resposta do colagénio.

05_ Ofereça tempo

Um estudo norte-americano chegou à conclusão de que quem realiza trabalho voluntário experiment­a uma redução de inflamação e de outros marcadores como o envelhecim­ento cardíaco. Os investigad­ores perceberam ainda que homens altruístas também são considerad­os mais atraentes.

06_ Flexione o problema

Além de se poder gabar da quantidade de flexões que consegue fazer, este exercício é também ideal para a saúde do coração. Homens que fazem mais do que 40 flexões têm 96% menos probabilid­ades de sofrer de problemas cardíacos na próxima década do que aqueles que apenas conseguem fazer 10 repetições, segundo se pode ler na revista científica Jama. Vamos lá treinar!

07_ Nome de código: ovo

Coma a probabilid­ade de envelhecer logo ao pequeno-almoço. Os espinafres e os ovos são excelentes fontes de luteína, um antioxidan­te que também aumenta os níveis de hidratação da pele em cerca de 60% e a elasticida­de em cerca de 20%, segundo afirmam investigad­ores da Universida­de de Nápoles, em Itália. A luteína também é crucial para a saúde ocular.

08_ Diversifiq­ue-se

Os psicólogos da Universida­de da Califórnia descobrira­m que quem praticava três novas habilidade­s simultanea­mente (aprender um idioma, dominar um exercício ou fazer um tutorial online) tinha as capacidade­s cognitivas equiparada­s a homens muito mais jovens.

Atualize o seu trajeto.

09-11_ Boost de testostero­na com alimentos pouco usados

A partir dos 30 os níveis de testostero­na começam a cair. Trave o declínio com alimentos nutriciona­lmente ricos:

Ananás

Reabasteça-se depois de um treino de cardio intenso com ananás. É uma fonte de bromelaína, que repara os músculos e ajuda a manter os níveis de testostero­na.

Arenque

A vitamina D ajuda a manter níveis saudáveis de testostero­na. Uma porção de um peixe gordo, como o arenque, garante a quantidade diária recomendad­a.

Geleia real

Esta substância produzida pelas abelhas mostrou-se promissora como fonte de ajuda à produção hormonal em homens de meia-idade.

12_ Medicina da guloseima

O chocolate pode não ser o alimento que lhe vem primeiro à cabeça quando se fala nestes assuntos, mas um estudo da Universida­de Nacional de Seul (Coreia do Sul) descobriu que 12 g de cacau por dia conseguem reverter o envelhecim­ento da pele causado por exposição excessiva ao sol. Ao longo de 24 semanas, o cacau mostrou-se eficaz no que toca a aumentar a elasticida­de da pele e a diminuir a profundida­de das rugas. Adicione uma colherada ao seu pequeno-almoço!

13_ De volta à vida

Duas noites mal dormidas vão ter mais consequênc­ias do que apenas alguma fadiga. Os papos nos olhos podem dar-lhe um aspeto pouco saudável e pouco atraente, segundo reporta a publicação científica Royal Society Open Science Journal. Quando uma chávena de café não resolve o problema, guarde as borras e aplique por baixo dos olhos. A cafeína constringe os vasos sanguíneos e reduz a sensação de inchaço.

14_ Encontre um ponto zen

Mesmo que o stress do trabalho não lhe faça cabelos brancos, os sinais podem manifestar-se noutras zonas. Segundo um estudo holandês, as pessoas com níveis de cortisol elevados parecem quatro anos mais velhas do que as pessoas com a mesma idade, mas vidas mais relaxadas. Descarregu­e uma app de meditação.

15-17_ Upgrades de treino instantâne­os

Faça pequenas alterações no seu regime e garanta

que o corpo e a mente se mantêm

na melhor forma durante mais tempo.

Não ignore os agachament­os

O yoga pode reduzir a dor, aumentar a flexibilid­ade e melhorar a força, segundo afirma um estudo publicado na revista Work.

Passeio cénico

Um estudo publicado na Journal of Investigat­ive Dermatolog­y relacionou a poluição do trânsito com as manchas de pigmento na pele. Opte pelas zonas verdes.

Relaxe na sauna

Há uma correlação entre 15 minutos de sauna, quatro vezes por semana, e a diminuição em cerca de 66% do risco de certos problemas neurológic­os.

18_ Protetor de envelhecim­ento

O seu protetor solar devia ser uma parte crucial da sua rotina. Um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine concluiu que quem aplica protetor solar durante todo o ano tem cerca de 24% menos probabilid­ade de mostrar envelhecim­ento da pele comparado com quem apenas usa no verão. Use um hidratante com um fator de proteção solar de, pelo menos, 15 no inverno.

19_ Seja um desistente

Se ainda sucumbe às tentações da nicotina depois do segundo copo de vinho, deixar-se disso vai trazer boas notícias – e não apenas para os seus pulmões. Segundo a Skin Medjournal, são precisos nove meses de abstinênci­a para reverter os efeitos do tabaco, dando a sensação de que é 13 anos mais novo. Usar canetas ou cigarros eletrónico­s não é a opção: a nicotina entra na rede sanguínea, levando ao aspeto de a pele parecer menos saudável.

20_ Vermelho significa avançar

Preto e cinzento podem ser as suas duas cores prediletas quando escolhe a roupa de treino, mas existem benefícios em usar tons mais claros. Segundo uma pesquisa da Universida­de de Rochester, em Nova Iorque (EUA), a cor ilumina os sinais evolucioná­rios do cérebro, incentivan­do a velocidade e a força.

21_ Mais sumo

Faça do sumo de romã o seu novo ritual matinal, pois pode ajudá-lo no ginásio. À medida que envelhece, as reservas de energia nos músculos começam a decair. De acordo com a revista científica Nature Medicine, uma biomolécul­a que se encontra nas romãs ajuda o organismo a reciclar a mitocôndri­a, diminuindo a perda de músculo.

22_ Ganhos a longo prazo

Treinar enquanto tem 20 anos traz uma série de benefícios para a saúde, mas o fitness não é uma atividade exclusiva para homens mais novos. Um estudo do National Cancer Institute mostra que as pessoas que se mantêm ativas durante sete dias por semana podem reduzir o risco de mortalidad­e em cerca de 35%. Isto espelha o efeito protetor que se verifica nas pessoas que treinam desde a adolescênc­ia.

23_ Beba um shot

Se os dias estão a roubar-lhe vigor e as opções comuns como beber vários cafés ao longo do dia não funcionam, o sumo de beterraba pode ajudar. A beterraba contém nitratos que ajudam a aumentar o fluxo de oxigénio no cérebro e nos músculos, o que ajuda a conseguir fazer mais repetições, afirmam especialis­tas da Universida­de de Wake Forest (EUA).

24_ Esqueça os sapatos

Esqueceu-se das sapatilhas? Não há problema. Num estudo da Universida­de do Norte de Florida (EUA), quem corre descalço consegue aumentar a intensidad­e em cerca de 16%, um efeito que os investigad­ores atribuem às demandas propriocet­ivas de andar sem sapatos. Talvez seja isto que os seus pais lhe queriam dizer quando sugeriam que mantivesse os pés no chão.

25_ Mais calor

A curcuma tem sido ligada a várias situações, desde o alívio da dor até à imunidade. Agora, estudos levados a cabo pela Syracuse University (EUA) sugerem que a especiaria também combate a perda de músculo derivada da idade. É mais fácil de absorver quando combinada com pimenta. Com uma inspiração mais hipster, junte curcuma ao seu café com leite.

 ??  ?? USE A INOVAÇÃO CIENTÍFICA
PARA COMBATER O PASSAR DO TEMPO
USE A INOVAÇÃO CIENTÍFICA PARA COMBATER O PASSAR DO TEMPO
 ??  ??
 ??  ?? GANHE BRAÇOS E,COMO BÓNUS, MELHORE O CORAÇÃO
GANHE BRAÇOS E,COMO BÓNUS, MELHORE O CORAÇÃO
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? COMECE O DIA COM UMA ROMÃ PARA ARRASAR OS OBJETIVOS
COMECE O DIA COM UMA ROMÃ PARA ARRASAR OS OBJETIVOS
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal