Men's Health (Portugal)

É lá fora que se consegue a máxima saúde

-

A PAR DA FRUTA E DOS LEGUMES QUE TÊM DE ESTAR SEMPRE PRESENTES NAS SUAS REFEIÇÕES, DUAS HORAS POR SEMANA NA NATUREZA SERÁ A SUA NOVA PRESCRIÇÃO PARA UM BEM-ESTAR AINDA MAIS COMPLETO.

Afinal, a sua ex-namorada estava certa quando dizia que tinha de sair mais. Um estudo publicado na revista científica Scientific Reports sugere que passar duas horas por semana na natureza é um pré-requisito essencial à sua saúde. Especifiqu­emos as conclusões do estudo: os autores apontam que aqueles que passam regularmen­te algum tempo em parques, florestas ou praia contam com uma probabilid­ade bem mais significat­iva de reportar uma melhor saúde no geral, bem como um maior grau de satisfação para com a mesma, quer usem tais espaços para se exercitar ou simplesmen­te aproveitar o cenário verde longe dos locais mais urbanos.

E não, não precisa de se mudar para uma casa na serra. Tudo o que precisa são 120 minutos por semana em proximidad­e com a natureza . Esta é a principal conclusão do estudo aqui referido.

As vantagens de se passar algum tempo na natureza não são propriamen­te novidade, e este não é o primeiro estudo que aborda a questão. Uma investigaç­ão levada a cabo pela Universida­de da Anglia Oriental já havia apontado que a exposição a espaços verdes ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasc­ulares, stress e pressão arterial elevada, sem falar da morte prematura.

Mas os mais recentes estudos foram os primeiros a apontar esta prescrição de 120 minutos semanais em espaços verdes como uma necessidad­e vital ao seu plano de saúde, a par das cinco porções diárias de fruta e vegetais, já apontadas pela OMS. Aliás, 15,4 milhões de dias de trabalho são anualmente desperdiça­dos por culpa de stress, ansiedade e depressão – um número que pode reduzir drasticame­nte com a adoção desta simples medida: mais tempo ao ar livre. Procura saúde? Vá até ao parque mais próximo.

 ??  ?? Aumente a dose de vitamina D e livre-se do stress
Aumente a dose de vitamina D e livre-se do stress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal