Men's Health (Portugal)

Fábio Climas

-

LOCALIDADE: ODIVELAS PROFISSÃO: PERSONAL TRAINER IDADE: 31 ANOS

FÁBIO ATÉ TEVE UMA INFÂNCIA ATIVA: nunca deixou de participar nas atividades em que os colegas participav­am, mesmo sendo o mais pesado da turma. Porém, era a falta de regras na alimentaçã­o que mais o impedia de combater o excesso de peso, um problema que pouco o importava. “Sempre sofri de obesidade e sempre lidei bem com isso, admite à Men’s Health.

Mas com 18 anos e a noção de que o estilo de vida menos cuidado em nada o beneficiav­a, inscreveu-se no ginásio, embora sem grande compromiss­o. “Até aos 23 anos frequentav­a o ginásio de forma intermiten­te. Ia uns meses, depois parava, desleixava-me e recuperava o pouco peso perdido”, lembra, com a certeza de que “treinava sem acompanham­ento, sem conhecimen­to e com pouca motivação”.

Estes foram, no entanto, os pilares a que se agarrou quando decidiu que tinha de se compromete­r a sério. Com a informação de que precisava do seu lado, definiu vários objetivos para o seu foco final. Primeiro, chegar aos 100 kg: em seis meses, Fábio passou dos 110 kg para os 86 kg. Os treinos continuava­m e chegou aos 78 kg, o peso mais baixo que alguma vez alcançou. Mas mais do que perder peso sabia que importava também modificar a imagem refletida no espelho, algo que conseguiu ao entrar a sério no mundo do fitness. “Esta aventura criou em mim a necessidad­e de mais conhecimen­to e tornei-me um verdadeiro apaixonado pelo mundo do fitness, tanto que acabei por tirar um curso e agora trabalho na área”, conta.

Hoje, com os treinos a integrar a sua rotina, aceitou o desafio de participar numa prova de obstáculos como subir à corda, saltar paredes ou andar pendurado. Em suma, “coisas que em criança nunca consegui”, diz-nos. “Motivou-me a chegar mais longe e a superar o que pensava serem as minhas limitações”, reconhece o novo Fábio, agora com 83 kg, que deixa um conselho: “Não vale a pena irmos por atalhos, quem chega mais depressa não disfruta da viagem e não aprende com os erros.” Para tal, nada como seguir acompanhad­o, aconselha o PT.

 ??  ??
 ??  ?? A LT U R A : 1,85 M PESO ATUAL: 83 KG PESO PERDIDO: 50 KG
A LT U R A : 1,85 M PESO ATUAL: 83 KG PESO PERDIDO: 50 KG

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal