Men's Health (Portugal)

Nuno Guerreiro

-

LOCALIDADE: QUARTEIRA, ALGARVE PROFISSÃO: EMPRESÁRIO IDADE: 42 ANOS EMBORA TENHA SIDO UM ADULTO OBESO, antes de trabalhar por conta própria Nuno Guerreiro seguia um estilo de vida saudável graças ao karaté, modalidade que praticou por 14 anos, e ao boxe, que o acompanhou até aos 33. Foi com esta idade que abriu o seu próprio negócio. Mais carga de trabalho, menos treinos, más escolhas alimentare­s e muito stress levaram-nos aos 130 kg.

Sem surpresa, desencadeo­u vários problemas de saúde, como uma trombose venosa na perna que carecia de operação. Mas foi ao ver fotos de uma festa de família que lhe deu o clique para mudar. “Não acreditava que estava assim”, conta à Men’s Health. A mudança começou com caminhadas e regresso aos treinos de boxe. Quanto à alimentaçã­o, garante ter sido restrito ao máximo, ao cortar no pão branco, bolos e álcool. A isto, juntava a estratégia de manter o frigorífic­o vazio: “Não tinha nada em casa além de fruta e legumes”, diz.

Chegada a altura da operação, estava com 115 kg. Foram menos 15 kg em cerca de três meses, mas a luta ainda estava longe de terminar. Das caminhadas passou para as corridas e, quando deu por si, corria 15 km e fazia trails. Para continuar a desafiar-se, experiment­ou CrossFit e foi amor ao primeiro WOD: cinco meses depois de começar a treinar, estava com 89 kg e 8% de massa gorda”, lembra o entrevista­do à Men’s Health.

Esta foi a altura em que Nuno

Guerreiro esteve com menos peso, o que o fez mudar o seu objetivo. Já não queria apenas perder peso e ter saúde. “Queria ser o melhor de mim, de dia para dia”.

Com treinos mais intensos e acompanham­ento nutriciona­l, Nuno atingiu os 98 kg, mantendo os 8% de massa gorda, no espaço de um ano. “Muitas vezes perguntam-me se usei químicos. Respondo-lhes que se o fizesse não tinha levado um ano a perder 40kg e teria marcas no corpo”, nem outro ano a ganhar cerca de 10kg de músculo.

Com este foco, chegaram as provas e vieram para ficar. Numa competição de três dias, passou do penúltimo lugar para o primeiro e “aprendeu a lição”. “Vou voltar a competir neste ano”, garante Nuno Guerreiro.

 ??  ??
 ??  ?? A LT U R A : 1,83 M PESO ATUAL: 97 KG PESO PERDIDO: 40 KG
A LT U R A : 1,83 M PESO ATUAL: 97 KG PESO PERDIDO: 40 KG

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal