Men's Health (Portugal)

Inspire-se na transforma­ção de Ricardo Castro e de três leitores que venceram a luta contra balança e sedentaris­mo.

- Por Mariana Botelho

“É impossível mudar” é uma frase que os leitores da Men’s Heath (há muito) não conhecem. À nossa redação chegam vários testemunho­s que provam que são muitos os que dão o exemplo enquanto homens com força suficiente para mudar. Numa edição em que João Paulo Rodrigues regressa à nossa capa, recordamos também a transforma­ção do ator Ricardo Castro e destacamos a história de três portuguese­s que vão certamente inspirá-lo.

Ricardo Castro Exemplo MH inesquecív­el

EM JANEIRO DE 2018 , a chamada de capa não deixou ninguém indiferent­e. “Perdi 52 kg”, era a frase que acompanhav­a a fotografia atual do ator Ricardo Castro, que em muito contrastav­a com o seu antes, separado por 18 meses e muitos quilos.

Com um passado marcado pelos 123 kg, Ricardo experiment­ou na própria pele que para se ter bons resultados há que ir pelo caminho mais difícil: sem comprimido­s nem dietas milagrosas. Foi assim, e tendo o amor pela filha e pela mulher como pilares, que contatou a Men’s Health, já com 83 kg. A partir daí, trabalhou connosco, por três meses, com o objetivo de emagrecer mais, secar e aumentar a massa muscular para depois definir. Com um otimismo constante e uma disciplina ainda maior, Ricardo diz que não tem de haver desculpas (ele próprio é exemplo). “A mudança está em nós, dentro de nós. Respeitem-se, desafiem-se, confrontem-se e respeitem quem vos ama e quem vos quer bem. Peçam menos e façam mais. Façam as pazes com o vosso corpo e acreditem que a nossa paz interior muda para melhor”, aconselha o ator.

Pouco mais de dois anos depois, e numa edição que merece que esta transforma­ção seja recordada, voltamos a falar com Ricardo Casto, que hoje olha para trás e vê que a sua mudança significou “uma nova vida. Um corpo e uma mente saudáveis e um sorriso no rosto da minha filha Matilde”.

Desde então, os hábitos de uma vida mais saudáveis mantiveram-se: treina três vezes por semana e, seja em corrida ou treino no ginásio, “são 50 minutos de cada vez só meus. Para me encontrar e refletir”, assume o ator, que aproveita o mês de aniversári­o da Men’s Health para nos deixar uma mensagem: “A MH tornou-se um barómetro de saúde e bem-estar da sociedade portuguesa. Obrigado por quebrarem os padrões instituído­s e nunca tenham medo de ter coragem. Parabéns sinceros”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal