Men's Health (Portugal)

FITNESS O treino que o vai deixar 100% flexível.

O criador do Animal Flow, Mike Fitch, explica ao pormenor os exercícios que deve começar a fazer para construir força e destruir a dor nas articulaçõ­es.

-

FORÇA, VELOCIDADE, FLEXIBILID­ADE – todos são importante­s, certo? Mas ainda existem imensas pessoas (muitas mesmo) que ignoram o termo ‘mobilidade’. E isso é grave.

Foi precisamen­te por isso que, há oito anos, o treinador Mike Fitch criou o Animal Flow, um método de treino de peso corporal. E ainda hoje não fica admirado sempre que lhe perguntam o que é. Mas sabe como responder. “A mobilidade é flexibilid­ade com estabilida­de”, diz. A flexibilid­ade é passiva. Basta estender o braço atrás da cabeça para mostrar flexibilid­ade. Mas será que é capaz de estender o braço atrás da cabeça e empurrar ou puxar alguma coisa? “Se o fizer já tem de criar tensão ao mesmo tempo que tem de ser flexível – e isto é a mobilidade”, diz Fitch. Os benefícios? “Torna os tecidos musculares mais resistente­s a partir de qualquer ângulo”.

Contudo, a mobilidade não se constrói com pesos ou halteres, mas sim com disciplina­s como este Animal Flow, que o desafia a movimentar-se de forma fluida numa enorme variedade de posições. “O objetivo é detetar as fraquezas para as eliminar”, afirma Fitch. Assim sendo, prepare-se para movimentar o corpo de forma leve, lenta e controlada através de amplitudes de movimento que podem causar dor ou sensação de restrição. Com o tempo, o Animal Flow vai restaurar a sua mobilidade e superar as dores nas articulaçõ­es. Mas há mais: também aumenta eficazment­e a força na zona lombar e core. Após meses (ou anos) de treino, conseguirá realizar proezas impression­antes com o seu peso corporal (como o pino que Fitch demonstra nesta página). Para começar da melhor maneira, experiment­e estes cinco movimentos básicos que pode fazer em qualquer lugar,

a qualquer hora e todos os dias.

 ??  ?? Tem de aumentar a mobilidade dos
ombros e a estabilida­de das costas (e também ter muita coragem!) para realizar este pino Animal Flow
de Mike Fitch.
Tem de aumentar a mobilidade dos ombros e a estabilida­de das costas (e também ter muita coragem!) para realizar este pino Animal Flow de Mike Fitch.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal