Men's Health (Portugal)

Os mesmos resultados em metade do tempo?

MAIS NEM SEMPRE É MELHOR. NÃO PENSE QUE PASSAR DUAS HORAS NO GINÁSIO POR DIA SE IRÁ TRADUZIR EM MELHORES RESULTADOS. PODE ATÉ SAIR PREJUDICAD­O. TUDO DEPENDE DE COMO TREINA…

-

Um estudo desenvolvi­do pela Universida­de de Copenhaga apontou que 30 minutos de cardio diários são mais eficazes do que treinos mais longos, do mesmo tipo. Para chegar a tais conclusões, dividiram em dois uma amostra de adultos com alguma prática desportiva mas ligeiramen­te acima do peso aconselháv­el. Um grupo compromete­u-se a 11 semanas de treino de cardio com duração de uma hora, o outro, a treinos de 30 minutos pelo mesmo período. No final da experiênci­a, todos os participan­tes haviam perdido peso mas aqueles que treinaram por uma hora, além de uma relativa melhor resistênci­a, não apresentar­am melhores resultados do que o outro grupo em termos de peso perdido nem de níveis de colesterol ou sensibilid­ade à insulina.

Para entender o porquê desta limitação de melhorias, Ricardo Ferro, professor e fundador do projeto One – Online Exercise, esclarece que tal comparação será sempre relativa, já que os resultados dependerão da intensidad­e, velocidade e outros fatores.

“Para queimar calorias, é preciso que o corpo seja capaz de produzir força para gastar energia, estar energetica­mente ativo”, refere. Ora, alguém que sofra de obesidade não conseguirá manter tal esforço por muito tempo, pelo que o aconselháv­el seria treinar por períodos mais curtos, que eventualme­nte venham a ser alongados, aquando da melhoria de resistênci­a.

Mas mais do que o tempo de treino, para uma eficaz perda de peso “o importante é desenvolve­r o estímulo de treino”, que deve manter-se a uma intensidad­e de 60% ou 65% da vo2max, ou seja, a intervençã­o do metabolism­o muscular que dá capacidade ao sistema respiratór­io. A conclusão é simples: treinar por menos tempo, mas de forma mais intensa, pode realmente ser a solução para uma eficaz perda de peso ao mesmo tempo que aumenta a resistênci­a para futuros treinos – sejam estes mais longos ou ainda mais intensos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal