Men's Health (Portugal)

O INTERIOR DA MÁQUINA

O SEU SISTEMA DIGESTIVO converte a comida em combustíve­l. E a maneira de comer contribui para que o processo seja mais eficiente. Eis como:

-

01 A boca

Trinca um hambúrguer e começa a mastigar. A amilase salivar (enzima) começa a decompor os amidos (hidratos de carbono complexos) em moléculas mais pequenas. E quanto mais mastigar, maior é o número de nutrientes que absorverá (já que os sucos gástricos e pancreátic­os dispõem de mais superfície para atuar). Além disso, há menos possibilid­ades de voltar a sentir fome depois.

02 O estômago

Os pedaços de hambúrguer misturam-se com o ácido hidroclorí­drico e duas enzimas, a pepsina (para digerir as proteínas) e a lipase (para digerir a gordura). De seguida, a comida passa para a parte inferior do estômago, onde é centrifuga­da e encaminhad­a para o intestino delgado. Neste preciso momento, o pâncreas, o fígado e a vesícula biliar bombeiam enzimas digestivas e enviam-nas para o intestino.

03 O intestino delgado

A bílis emulsiona as gorduras, transforma­ndo-as em glicerol e ácidos gordos, moléculas cada vez mais pequenas que, em conjunto com os aminoácido­s que são formados a partir das proteínas e os monossacar­ídeos formados a partir dos hidratos de carbono, são encaminhad­as para o intestino e, em seguida, absorvidas pela corrente sanguínea.

04 No fluxo sanguíneo

A glicose do sangue provoca a libertação de insulina, processo que permite que as células absorvam a glicose dos alimentos. Uma vez dentro das células, a glicose mistura-se com o oxigénio para se converter no combustíve­l que movimenta o corpo. Toda a glicose que não utiliza imediatame­nte sob a forma de energia fica armazenada sob a forma de glicogénio na massa muscular e no fígado, para que se possa servir dela mais tarde. Alguns dos aminoácido­s do sangue são utilizados para o cresciment­o do corpo, mas a maioria é 'queimada' como energia. Como os aminoácido­s contêm nitrogénio, os produtos finais da 'queima' (dióxido de carbono, água e nitrogénio residual) são excretados na urina.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal