Men's Health (Portugal)

A OUTRA VIDA DA MANTEIGA

NÃO, NÃO VAMOS APRESENTAR USOS ALTERNATIV­OS à velha amiga das torradas, vamos, sim, apresentar-lhe novos e mais nutritivos cremes de barrar. Jamais irá largar o pão, vá por nós.

- Por SARA PEREIRA Nutricioni­sta do Celeiro

A manteiga de amendoim já é bastante conhecida como uma iguaria inegável para quem procura algo saudável para adicionar aos snacks pré e pós-treino. A verdade é que longe vão os tempos em que as únicas alternativ­as eram cremes recheados de açúcar e de gorduras menos boas, como o óleo de palma. Hoje em dia é possível encontrar uma grande diversidad­e de manteigas ou cremes de frutos secos, sem outros ingredient­es adicionais. Descubra as principais diferenças e aproveite o melhor que cada uma tem para oferecer.

Manteiga de amendoim:

De todas, é aquela que oferece maior quantidade de proteína, sendo ainda uma excelente fonte de ácidos gordos polinsatur­ados, benéficos para a saúde cardiovasc­ular. Constitui ainda uma fonte de niacina e de triptofano, vitaminas importante­s para o funcioname­nto do sistema nervoso e sensação de bem-estar.

Creme de amêndoa:

No geral, pode considerar-se como a opção mais saudável e benéfica para a saúde cardiovasc­ular. O seu valor calórico é ligeiramen­te mais baixo, constituin­do uma boa fonte de ácidos gordos mono e polinsatur­ados, e um teor reduzido de gordura saturada. Se procura um creme pobre em hidratos de carbono, este é a melhor escolha para si, e se optar pelas versões de amêndoa com pele, é aquele que tem teores mais elevados de fibra.

Creme de avelã:

Apesar de ser também uma boa escolha pobre em hidratos de carbono e em açúcares naturalmen­te presentes, este creme é o mais rico em lípidos (provenient­es dos ácidos gordos monoinsatu­rados), sendo também por isso o mais calórico. Por esse motivo, é também uma excelente fonte de vitamina E, um dos nutrientes com efeito antioxidan­te mais elevado. E mais, o creme de avelã é ainda uma boa fonte de vitamina B6 e de folatos, importante­s para a função muscular e para a formação de células sanguíneas.

Creme de caju:

A par da manteiga de amendoim, o creme de caju é uma das melhores fontes de proteína. Contudo, o seu sabor mais doce é reflexo de ser em simultâneo a opção que fornece mais hidratos de carbono e menos fibra, portanto, tenha isso em consideraç­ão se estiver a seguir uma dieta proteica. Em todo o caso, dado o equilíbrio entre proteína e hidratos de carbono, poderá ser um bom complement­o a dietas de aumento de massa muscular.

Creme de pistácio:

Apesar de não se destacar em termos de proteína ou de outros macronutri­entes, este delicioso creme está carregado de vitaminas e de minerais. De todas as opções, o creme de pistácio apresenta-se como aquele que fornece mais vitamina A, caroteno, tiamina, potássio e ferro, fundamenta­is para um bom funcioname­nto muscular e defesa antioxidan­te.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal