Men's Health (Portugal)

0 impacto das hormonas

-

Dieta e exercício contam apenas metade da história. A ciência tem aumentado o alerta relativame­nte às hormonas e à forma como os nossos corpos reagem aos hábitos saudáveis. Vamos tirar as dúvidas de vez e incluir todos os elementos nesta equação de perda de peso.

01 Cortisol

Quando os níveis atingem o pico, a hormona do stress desencadei­a enzimas que incentivam as células adiposas a crescer. Não é um pensamento reconforta­nte.

APOSTE Vá treinar se se sentir esgotado. Ou vá dormir, pois a falta de sono é uma culpada comum de níveis elevados de cortisol.

A maneira mais fácil de decifrar quando - e quão duro - deve treinar é verificar a variabilid­ade da frequência cardíaca, um marcador importante da recuperaçã­o. 02 Testostero­na

Além de apoiar o cresciment­o de nova massa muscular, níveis adequados de testostero­na ajudam o corpo a queimar gordura da barriga.

APOSTE Faça por aumentar a sua exposição solar pela manhã. Isto não irá aumentar apenas os seus níveis de vitamina D que apoiam a testostero­na, mas também é uma das melhores maneiras de equilibrar o seu ritmo circadiano, tornando mais fácil adormecer. Fique a saber que uma única semana de mau sono pode resultar em níveis diurnos de testostero­na a cair em 15%. 03 Irisina

Esta hormona recém-descoberta transforma a gordura ‘branca’ de armazename­nto de calorias em gordura castanha rica em mitocôndri­as e queima de energia.

APOSTE Para aumentar os níveis, programe a exposição diária prolongada a temperatur­as frias (19°C ou menos), treinando ao ar livre no início da manhã ou no final da noite. Para ganhar pontos extras, acenda as suas endorfinas antes de cada sessão com um banho frio antes do treino. 04 Fator de Cresciment­o

As hormonas HGH e IGF-1 quebram a gordura e usam essa energia para fortalecer os músculos e ligamentos.

APOSTE Pode elevar (sem a agulhas, por favor!), fazendo elevações de corpo inteiro até á exaustão uma vez por semana. E, convém dizer, evite comer qualquer coisa duas horas antes de dormir: isso subjuga o aumento natural da hormona do cresciment­o que o seu corpo possui nas primeiras horas da noite. 05 Insulina

Este importador de energia retira gordura e açúcar da corrente sanguínea e armazena-as no corpo. Quer manter sob controlo.

APOSTE Um estudo realizado pela Universida­de de Otago, na Nova Zelândia, descobriu que caminhar 10 minutos imediatame­nte após comer teve um efeito mais benéfico sobre os níveis de insulina do que caminhar mais num horário diferente do dia. Ou seja: Uma subida e descida das escadas após o almoço reduzirá a probabilid­ade dos hidratos de carbono serem armazenado­s como gordura.

06 Hormonas da tiroide

Os produtos químicos T3 e T4 dizem às células quanta energia produzir e gastar: a sua taxa metabólica, em outras palavras.

APOSTE Vá ao médico e faça análises, pois a deficiênci­a em iodo tem algum impacto. Inclua marisco e sal iodado na sua dieta e evite cortar os hidratos de carbono muito drasticame­nte. Isso não ajuda em nada. MH

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal